TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Campanha Julho Amarelo Cotia e Carapicuíba em ação de conscientização contra Hepatite C

11/07/2019


Por meio da Campanha Julho Amarelo, que acontece em todo o país, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Cotia, busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce das hepatites virais. Durante o período de 15 a 31 de julho, algumas Unidades Básicas de Saúde e o SAE/CTA [veja tabela abaixo] vão intensificar as ações de orientação e disponibilizar testagem rápida para hepatite C, ou seja, as pessoas farão o teste e terão o resultado em poucos minutos.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Silvana Silva, a hepatite C é uma doença silenciosa e, se não tratada precocemente, pode evoluir para cirrose e, em alguns casos, para o câncer. "É importante que as pessoas tomem cuidados e se protejam durante a relação sexual, não compartilhem seringas, alicates de cutícula, entre outros, uma vez que esta doença é transmitida pelo contato com o sangue ou fluídos corporais infectados. Havendo exposição, faça o teste", alertou.

A hepatite é uma inflamação no fígado causada por vírus ou pelo uso de remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Geralmente a pessoa não apresenta nenhum sintoma, o que aumenta os riscos da inflamação evoluir para quadros mais graves.

Durante o 'Julho Amarelo', a pessoa que tiver resultado positivo será encaminhada para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), para exames complementares e início de tratamento.

Contra a Hepatite C ainda não há vacina disponível, no entanto é importante as pessoas procurarem a UBS com suas cadernetas de vacinação para verificar a necessidade de recebimento da vacina contra a Hepatite B.

Em Carapicuíba

A Prefeitura de Carapicuíba também aderiu à campanha nacional de combate às hepatites virais - 'Julho Amarelo'. Durante o mês, a Secretaria de Saúde realizará palestras para orientar a população sobre os tipos de hepatite, sintomas, formas de contágio, prevenção, além de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

O teste rápido de hepatite C  está disponível no Naic (Núcleo de Atendimento à Infectologia de Carapicuíba) todas as segundas e terças-feiras, das 10 às 17 horas. Para realizar o teste rápido, o munícipe deve levar o RG e cartão SUS.

Confira a programação de palestras nas Unidades Básicas de Saúde

Centro de Convivência do Idoso – dia 23/07 – 10hs – Av. Comendador Dante Carraro, 333, Ariston

UBS Vila Helena – dia 25/07 – 11hs – R. Vereador José Fernandes Filho, 78

UBS Centralm – dia 26/07 – 8hs – Parque Gabriel Chucre

UBS Adauto Ribeiro – dia 26/07 – Estrada da Guabiroba,  519, Jd. Santo Estevão


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR