03/09/2024
Pela primeira vez desde 1968, quando Maria Esther Bueno brilhou, o Brasil tem uma representante nas quartas de final de simples femininas do US Open. Quem está quebrando esse tabu de mais de 50 anos é Beatriz Haddad Maia. Nesta segunda-feira, a paulista de 28 anos venceu um duelo tenso contra a ex-número 1 do mundo, Caroline Wozniacki, com parciais de 6/2, 3/6 e 6/3, garantindo seu lugar entre as oito melhores do torneio nova-iorquino.
Atual número 21 do ranking mundial, Bia também fez história ao se tornar a primeira canhota sul-americana a alcançar as quartas de final do US Open na Era Aberta (a partir de 1968). Ela enfrentará a tcheca Karolina Muchova, número 52 do ranking, ex-número 8 do mundo e vice-campeã de Roland Garros em 2023. Muchova está em grande forma, tendo eliminado a ex-número 1 Naomi Osaka na segunda rodada e, nesta segunda-feira, derrubado a italiana Jasmine Paolini, atual número 5 do mundo.
O próximo desafio de Bia Haddad no US Open 2024 será na quarta-feira (4/9), quando enfrentará Karolina Muchova nas quartas de final do Grand Slam norte-americano. A brasileira avançou para essa fase após uma vitória emocionante sobre Caroline Wozniacki nas oitavas de final.
Para quem ainda não sabe, Bia Haddad Maia é neta do granjeiro Airton Maia, que aplaude e vibra com cada jogada da neta. Embora Bia não seja tão alta quanto seu avô, que mede 1,92m, a afinidade com os esportes está no sangue. Seu pai e avô, ambos chamados Airton, jogaram basquete, e o tênis é uma tradição familiar, com sua avó, Arlette Scaff Haddad, e sua mãe, Lais Scaff Haddad, sendo ex-jogadoras.
Acompanhe os melhores lances do jogo desta segunda feira contra Wozniacki: