TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Baixa visão na escola Alunos com baixa visão em Cotia recebem material pedagógico ampliado

18/05/2020


No último dia 14, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Educação, realizou as entregas do material pedagógico ampliado para alunos com baixa visão. É a primeira vez que a rede municipal de ensino entrega para estes alunos o material ampliado, até então, os professores, a coordenação das escolas e o Departamento de Educação Especial eram responsáveis por fazer a adaptação do material.

De acordo com o secretário de Educação, Luciano Corrêa, o Departamento de Educação Especial tem 22 alunos com baixa visão devidamente cadastrados e que receberam o kit de material pedagógico. "O conteúdo é o mesmo que foi entregue aos demais alunos da rede, de acordo com o ano escolar, no entanto, permite que os alunos com baixa visão possam acompanhar melhor as atividades", disse o secretário. 

A pequena Monique Oliveira Lima, da EM Prof. Dr. Osny Fleury da Silveira, já recebeu o seu material e vai começar a estudar, neste momento de casa, por conta da quarentena, com mais qualidade e facilidade.

Desde que assumiu a Prefeitura, o prefeito Rogério Franco implantou uma série de melhorias no atendimento aos alunos de inclusão. Foi nesta gestão, inclusive, que estes alunos passaram a receber material escolar adaptado que se ajusta às necessidades de cada criança, os educadores passaram por diversas capacitações e reciclagem para atender com ainda mais excelência os alunos de inclusão.  

Professora Cega

Professora com deficiência visual na Escola Municipal Samuel da Silva Filho, no Bairro Mirante da Mata, Benedita Aparecida dos Santos, de 36 anos, também recebeu material pedagógico de professor em braile, além do conteúdo digital do material. 

O material foi entregue pela direção da escola, na casa da professora e ela aprovou a iniciativa da Prefeitura. "Estou me deliciando [com o material], é a primeira vez na rede, e não só em Cotia, porque também lecionei na rede do Estado, que posso dizer que tenho o meu material em braille. Isso faz toda a diferença, não tenho palavras para descrever a emoção", festeja Benedita. "Isso mostra preocupação não só comigo, mas com os alunos, pois quando melhoram as minhas condições de trabalho, melhora a qualidade educacional. É um passo enorme que a Educação de Cotia está dando", avaliou.

O material é da Editora Opet, a mesma que forneceu o material pedagógico adquirido pela Prefeitura e incorporado à educação na rede municipal. A Secretaria de Educação também disponibilizou o conteúdo digital de toda a apostila. "Além do livro físico em braille, a professora Benê pode acessar a versão digital. Desta forma, ela não precisará estar com o material impresso, que é volumoso e pesado, o tempo todo. Há possibilidade da versão digital", disse o Prefeito Rogério Franco. "A educação em Cotia, de um modo geral, deu um grande salto e os últimos kits de material escolar já foram entregues adaptados para alunos de inclusão, além do material pedagógico ampliado para alunos com baixa visão. Iniciativas inéditas na rede municipal", destacou o prefeito.

A partir de agora, a professora Benê não precisará demandar tempo memorizando o conteúdo pedagógico e fazendo as suas anotações com reglete (instrumento para escrita em braille) para preparar todo o conteúdo de suas aulas. "Eu memorizava a matéria em minha casa, escrevia tudo com reglete. Os alunos me ajudavam, sempre tive apoio da coordenação, direção e [agora] facilita ter nas mãos o conteúdo".

Fotos: Vagner Santos



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR