10/02/2025
Um novo alerta de onda de calor atinge o estado de São Paulo, com potencial para registrar temperaturas recordes no verão de 2025.
Ondas de calor, tempestade, chuvas intensas e acumulado de chuvas estão previstos para impactar o tempo no Brasil nesta semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sete alertas foram lançados em todas as escalas, sendo elas "Perigo Potencial", "Perigo" e "Grande Perigo", por parte de todo mapa.
Já a tempestade está prevista para acontecer entre as regiões Centro-Oeste e Sudeste. Na escala de "Perigo Potencial", o Inmet avisa que deve chover entre 20 e 30 mm/h, ventos intensos de até 60 km/h, e queda de granizo. Além disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
A onda de calor, que já afeta o Sul do país, deve se estender até 12 de fevereiro em algumas regiões, com possibilidade de uma nova onda prevista para a Região Sudeste e Nordeste entre 12 e 18 de fevereiro. As informações são da Climatempo.
Apesar da capital paulista não estar oficialmente sob o alerta de onda de calor, São Paulo, assim como Florianópolis, Curitiba, Brasília e Salvador, deve registrar temperaturas de 3°C a 5°C acima da média.
A Climatempo prevê alta probabilidade de recordes de calor para 2025 e para o verão 2025 nas capitais do Sudeste. Em São Paulo, a expectativa é de que as máximas cheguem a 34°C e 35°C entre quarta (12) e quinta-feira (13). Em alguns municípios, a temperatura pode atingir 36º C.
Diante de mais uma onda de calor, a prefeitura de SP reativou a Operação Altas Temperaturas, que recomeça amanhã (11) em dez pontos estratégicos, áreas com grande movimento de pessoas.
Interior
A Defesa Civil informou que a massa de ar predominante em São Paulo vai resultar em calor intenso em várias cidades do estado. Na capital e região metropolitana, os dias mais quentes devem ser terça, quarta e quinta-feira, com temperaturas de até 35º C.
Cidades do litoral sul, como Registro, podem chegar a 36º C, e outras localidades como Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Barretos e Franca podem ficar em 35º C. Em Sorocaba, a expectativa é que o calor fique em 33º C e em Itapeva, 32ºC.
Com o calor intenso, a previsão é de pancadas de chuva e temporais isolados. Assim, as recomendações da Defesa Civil são os cuidados redobrados com hidratação, evitar exposição ao sol e procurar locais isolados.
Em casos de tempestade, a população em áreas de risco deve procurar abrigo em locais seguros, evitar áreas abertas, com perigo de queda de raios e árvores, e nunca atravessar ruas alagadas ou com enxurradas.