14/11/2024
As tempestades severas, as enchentes, deslizamentos, calor excessivo e chuvas acima das médias históricas são a nossa nova realidade e assustam até a comunidade científica que previa para daqui a 10 anos o que está acontecendo hoje.
Por isso a participação da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA), que traz o tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”, que aborda cinco eixos propostos:
Mitigação (redução da emissão de gases de efeito estufa);
Adaptação e preparação para desastres (Prevenção de riscos e redução de perdas e danos);
Justiça Climática (superação das desigualdades);
Transformação Ecológica (descarbonização da economia com maior inclusão social),
Governança e Educação Ambiental (participação e controle social).
A organização para a Conferência Municipal do Meio Ambiente, na cidade que presta serviços ecosistêmicos de extrema importância, é uma chance única para ampliar a conscientização sobre as ameaças climáticas e unir forças para enfrentar essa crise de forma coordenada, coletiva e eficaz. Como bioma e as águas não entendem fronteiras, um grupo que reúne pessoas, acadêmicos, ambientalistas, ativistas e diversas organizações da sociedade civil dos municípios de Cotia, Carapicuíba, Embu, Itapecerica e Vargem Grande, propôs um espaço aberto criado para promover o debate, articulação e gerar ações para combater e mitigar as mudanças climáticas. Esse espaço também é voltado para entendimento das causas do colapso ambiental em que vivemos.
A iniciativa é uma resposta à convocatória nacional para as etapas municipais da 5ª CNMA, organizando a sociedade civil para atender às demandas da conferência, que promove encontros, oficinas e atua na intermediação dessas demandas junto ao poder público.
Cotia se inscreveu
A cidade de Cotia, em parceria com os municípios que compõem o CONISUD (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste do Estado de São Paulo), iniciou as discussões para a realização de suas Conferências Municipais do Meio Ambiente. A Conferência Municipal acontecerá no dia 11 de dezembro em horário e local a serem divulgados.
Na Conferência Municipal serão eleitos os delegados que apresentarão as pautas de Cotia na edição estadual e que, posteriormente, serão levadas à edição nacional. A partir da Conferência Municipal do Meio Ambiente de Cotia, e dos outros municípios paulistas, sairão os subsídios para as políticas públicas que serão formuladas quanto ao Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática a ser apresentado à COP30, em 2025.
Como se engajar:
Se você ou seu grupo da sociedade civil tem interesse em integrar o coletivo que está organizando essa articulação regional que abrange os municípios de Carapicuíba, Cotia, Embu, Itapecerica da Serra e Vargem Grande Paulista, preencha esse formulário que o grupo gestor entrará em contato. Após o preenchimento, participe da reunião on-line na quarta-feira, dia 20/11 às 19h tendo como pautas principais:
Definição de local, data e horário para atividades
Estruturação dos momentos híbridos, que antecederão o momento presencial;
Seleção dos eixos temáticos a serem contemplados na Conferência Municipal
Dia 20/11 às 19hs: Organização intermunicipal da Sociedade Civil. Inscreva-se AQUI
Dia 11/12: Conferência Municipal do Meio Ambiente