04/05/2023
Pensa numa música que você gosta muito, que te traga uma memória afetiva e que te faz bem. Que tal cantar esta música com acompanhamento de piano, dançá-la, desenhar sobre ela para aprofundar em sentimentos e necessidades que estão impressos na sua história e podem dizer muito sobre você?
Com esta permissão de entrar em seu campo com alegria, escuta, sensibilidade e muita experiência, Tine Grote oferece aulas de canto que são terapêuticas e terapias que são artísticas, ela é um “clássico” na região. Com a liberdade de 30 anos como Cantora Lírica e Terapeuta Ocupacional concursada para lidar com a realidade da saúde pública, integrando a inovação no atendimento multidisciplinar para grupos vulneráveis específicos, Tine escolheu T.O. como sua primeira formação acadêmica. Em paralelo fazia canto lírico e regência de coral, sonho que tinha desde os 5 anos de idade. Profissionalizou-se nas duas áreas e hoje une suas ferramentas e experiências de Vida para proporcionar descobertas de bem viver para cada pessoa atendida.
Filha de pai erudito e de mãe caipira, ela tem um repertório imenso que se adapta para a unicidade de cada pessoa e oferece uma aptidão especial para extrair dons, talentos, saberes e fazeres - “eu que preciso ser criativa para despertar o que há de melhor naquela pessoa. O desafio é meu e não das pessoas que eu atendo”, declara com bom humor de quem adora o que faz.
Uma especialidade é trabalhar a timidez, impostação de voz e estado de presença. “Durante minhas aulas e mentorias, me sentia leve! O canto pra mim sempre foi um tipo de terapia, através da música! Nesse lugar de paz, energia e transformações, alcancei estados meditativos, imprescindíveis para o bem estar. O Ateliê da Tine não era apenas uma hora no dia da semana, pra mim sempre foi terapêutico”, relata a médica veterinária Lya Somogyi.
Ao fazer atendimentos presenciais e online, o Ateliê da Tine tem 20 anos de tradição com pacientes e alunos dos 7 aos 92 anos e são as mulheres e adolescentes a sua grande paixão. “É um momento muito delicado da Vida e decisório para se tocar em emoções, expressão, respiração, autoestima, com amorosidade e leveza”. Outra habilidade é cuidar de quem não tem tempo para se cuidar. “Cheguei numa fase de transição e a música foi uma cura pra mim, uma aproximação com minhas filhas, quero voltar a fazer junto com as crianças”, afirma Daniela Lima Galati, médica geriatra, que esteve nas aulas terapêuticas por 2 anos.
Tine aplica o diálogo interno e a criatividade como um dos caminhos para o autoconhecimento e tomada de consciência de necessidades e sentimentos, lidando com crenças limitantes, culpas, desejos corrompidos e medos em direção aos anseios mais profundos . “O trabalho de cada questão que levo para as minhas sessões são tratados com muito cuidado e importância. Elas são como convites a fazer você enxergar o sentido de cada questão com compaixão.”, observa a biomédica Paula de Checchi que começou como aluna e virou paciente, fato corriqueiro na proposta de Tine.
Na generosidade do encontro e da criatividade, Tine oferece a primeira aula/sessão de forma gratuita. Pode ser para você, para família, para um grupo escolar ou de trabalho. A missão é trazer a pessoa para dentro de si e este trajeto ser alegre, transformador e profundo.
Ateliê da Tine
Tel. (11) 99912-5293 (também whatsapp)
e-mail: tinegrote@hotmail.com
Instagram: @christine_grote
Facebook: Ateliê da Tine