07/04/2025
O objetivo central do evento é apresentar os impactos socioambientais que as obras previstas no Lote Nova Raposo podem trazer não só para a cidade de São Paulo, mas para toda a região sudoeste do estado, alertando também para o risco iminente do comprometimento do abastecimento de água para a população.
O seminário contará com a participação dos palestrantes: Ivan Carlos Maglio, Engenheiro Civil e Pós Doutor pelo Instituto de Estudos Avançados da USP e do LABVERDE FAUUSP, Marcos Eichemberger Ummus, Geógrafo, cartógrafo e Consultor em Meio Ambiente e Geoprocessamento ambiental, e Maurício Ramos, Coordenador do Coletivo Águas Urbanas. A moderação do debate será conduzida por Fábio Robba, Arquiteto e urbanista, Prof. Dr. em Estruturas Ambientais Urbanas e membro do Grupo Técnico NRN.
Nesse cenário de acirramento da crise climática que atravessamos, os especialistas discutirão como o desmatamento, a destruição de centenas de nascentes e córregos e o uso de toneladas de concreto na obra Nova Raposo podem elevar significativamente a temperatura da região e provocar eventos climáticos extremos. O evento representa uma oportunidade crucial para que a sociedade civil, autoridades e imprensa compreendam a profundidade dos riscos ambientais envolvidos e debatam possíveis alternativas.
O Grupo Técnico do Movimento “Nova Raposo, NÃO!” conta com dezenas de pesquisadores e especialistas, tais como geógrafos, urbanistas, biólogos, meteorologistas, engenheiros florestais e de mobilidade urbana, entre outros. São pessoas interessadas em defender a causa ambiental ou moradores da região que será impactada pelas obras previstas no Lote Nova Raposo.
Seminário
"NOVA RAPOSO: Sustentabilidade ameaçada: Impactos ambientais graves e imitigáveis em diferentes escalas"
Assembleia Legislativa do Estado
Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Moema, São Paulo - SP
Auditório Teotônio Vilela
Quarta, 9 de abril, às 18h