10/10/2024
Neste mês de outubro, os moradores de Carapicuíba celebram os 444 anos de história e preservação cultural da Aldeia Jesuítica, seu maior patrimônio histórico. Com o apoio da Prefeitura de Carapicuíba, a Secretaria de Cultura e Turismo realizará a tradicional missa em homenagem a essa importante data e ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
História da Aldeia Jesuítica
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde a década de 1940, a Aldeia Jesuítica de Carapicuíba é a única das 12 aldeias fundadas por José de Anchieta em 1580 que ainda preserva suas características originais. Inserida no “Circuito Regional Taypa de Pilão”, a aldeia foi criada para catequizar os índios, mas pouco se desenvolveu até a chegada da Estrada de Ferro Sorocabana em 1875.
Parcialmente destruída pelos próprios jesuítas no início do século XVIII para afastar os indígenas, foi reconstruída em 1727. Suas casas de taipa de mão, com telhados coloniais, ainda cercam a praça central, preservando um pouco da arte barroca paulista.
Memórias da Aldeia de Carapicuíba
O documentário “Memórias da Aldeia de Carapicuíba”, disponível no YouTube, registra relatos de idosos da região, muitos atendidos pela Associação São Joaquim, que preservam as tradições culturais locais, como a Folia de Reis e as Festas de Santa Cruz e Santa Cruzinha. O curta-metragem foi realizado pela produtora Curta a Causa, por meio do Edital de Audiovisual da Secretaria de Cultura e Turismo de Carapicuíba, através da Lei Paulo Gustavo (004/secult/2023), em parceria com a Curta a Ideia. O filme oferece um olhar sobre a história viva da aldeia, destacando sua importância cultural e seu impacto na comunidade.
Serviço
Celebração dos 444 anos da Aldeia Jesuítica
Data: Sábado (12/10)
Horário: 9h
Local: Praça da Aldeia
Assista ao documentário:
Memórias da Aldeia de Carapicuíba - Cultura e Longevidade