05/09/2019
Por Mônica Krausz
Lápis, papel, canetas, giz de cera, guache, aquarela, pedacinhos de papel, cola, são alguns dos instrumentos de trabalho que a artista plástica e arteterapeuta Claudia Colagrande oferece diariamente aos seus pacientes de arteterapia. Moradora da Granja Viana há 10 anos, Claudia garante que a arteterapia é libertadora. Segundo ela, por meio da arte as pessoas conseguem expressar coisas que estavam travadas em seu inconsciente e entram em um processo de transformação pessoal muito bonito.
“Mesmo que a pessoa acredite ter consciência do que está fazendo, na hora de ver o trabalho, de fazer a leitura da obras de arte que produziu, ela sempre descristaliza alguma coisa”, explica. “Com a palavra, as pessoas tendem a repetir sempre a mesma coisa, uma forma de pensar que já está meio programada no nosso cérebro. Cada um de nós é o artista da própria vida", completa.
E não é preciso ter dotes artísticos para fazer arteterapia, garante. “Qualquer um pode fazer e quanto menos habilidade a pessoa tem, mais facilitador é o processo, porque está lidando absolutamente com a linguagem do inconsciente.” Claudia, inclusive, tem dois livros publicados sobre o tema e em um deles reuniu artigos de profissionais que trabalhavam a arteterapia com diferentes públicos em diversas situações, como em escolas, em hospitais, com pacientes psiquiátricos, com idosos e crianças institucionalizados, pacientes de câncer de mama, mostrando que a arteterapia transita por vários caminhos.
Segundo a profissional, que trabalha com arteterapia há 27 anos, é difícil descrever o processo de uma consulta, pois isso é muito pessoal, mas algumas vezes, por exemplo, em um trabalho de arteterapia, a pessoa representa um problema grave que está vivendo em primeiro plano deixando coisas importantes e positivas de sua vida ao fundo. Na leitura do trabalho, então, muitas vezes a pessoa consegue refazer esta obra, trazendo para a frente as coisas que lhe fazem bem. Assim a sua vida vai ficando mais equilibrada.
Mais sobre Claudia Colagrande: é artista plástica formada pela Faculdade de Belas Artes de SP, Arteterapia pelo Sedes Sapientiae, Psicologia Transpessoal pelo DEP e Florais de Bach pelo Bach Center da Inglaterra e Meditação Chan Tao.
Livros Publicados:
Arteterapia na Prática, diálogos com a arte- educação. WAK, 2010. RJ
Arteterapia para todos. WAK, 2015. RJ
Organização a artigos nos Anais do IX Congresso de Arteterapia, AATESP
Serviço:
Claudia Colagrande – Ateliê Terapeutico
Residencial Vila Diva - Carapicuiba- SP
Fone: 11 11 94141 9003 (WhatsApp)
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000171173650
https://www.instagram.com/claudiacolagrande/