06/02/2020
Por Mônica Krausz
Você tem facilidade com matemática ou verdadeiro pavor diante de qualquer cálculo?
Para grande parte dos brasileiros de todas as idades, o mundo parece se dividir entre os que amam e os que odeiam a matemática, mas não precisa ser mais assim!
Hoje, trabalhando com uma metodologia baseada em vivências de alunos de países europeus, como Alemanha, Suíça, Finlândia e Noruega, e desenvolvida pela pesquisadora Ursula M. Simons, a Neuropsicopedagoga Romy Bernardes ajuda crianças e adolescentes, de 05 a 14 anos, a perderem o medo da Matemática. Assim como seus pequenos clientes, Romy conta que quando criança, também temeu a Matemática, sofreu bastante com a matéria, até encontrar professores que a fizeram se apaixonar pela área de Exatas. Mesmo depois de se formar, continuou buscando novas Metodologias que facilitassem a vida acadêmica de seus alunos em sala de aula.
Em seus consultórios na Granja Viana e Alphaville, desenvolve as habilidades e competências do Currículo de Matemática por meio da “LÓGICA DO CÁLCULO”. Para isso, utiliza jogos e brincadeiras baseados em Estruturações do Raciocínio Lógico, desenvolvidos pela autora do método: réguas coloridas, quebra-cabeças, entre outras ferramentas pedagógicas trazidas da Alemanha que ajudam muito, inclusive crianças com dificuldade ou distúrbios de aprendizagem .
Romy conta que em seus constantes estudos, a pesquisadora brasileira Úrsula Marianne Simons, sua mestra e supervisora dos casos de Discalculia, observou que as crianças dos países acima mencionados, amavam matemática pela forma como a disciplina era aplicada: aulas lúdicas, com muitos jogos e em uma linguagem simples.
“No Brasil, a pesquisadora aplicou suas novas descobertas sobre aprendizagem de matemática em seu consultório e em pouco menos de 2 meses as crianças perdiam o medo da disciplina”, conta Romy. Segundo ela, a partir dos resultados surpreendentes, Úrsula desenvolveu materiais didáticos com a “Lógica do Pensar” e foi desse desafio que surgiu a criação de uma solução de ensino prazerosa, divertida e adequada às exigências do currículo brasileiro.
“Para aplicar a ‘Lógica do Calculo’, se faz necessário Formação Presencial de 05 módulos e o material usado só é comercializado a quem faz a formação. “Em sua didática, o programa utiliza cálculos matemáticos, interpretação de textos e materiais lúdicos, distribuídos em 5 livros e em mais de 100 jogos”, explica. “O material proposto segue uma didática diferenciada da realizada no Brasil.
“Nos anos iniciais, trabalha-se a base, visando o cálculo mental. No terceiro ano, as crianças mostram grande desenvoltura com as quatro operações. A linguagem matemática torna-se, então, segura e eficiente”, analisa Romy.
Para os pais de crianças com dificuldades na matemática, que ainda não têm um acompanhamento neuropsicopedagógico, Romy traz algumas dicas preciosas:
• Trabalhar com cadernos quadriculados ajuda muito, pois facilita a visualização : unidade, dezena e centena.
• Fazer levantamento e registro de informações mais importantes dos enunciados, grifando com lápis colorido as informações relevantes.
• Kumon é indicado para crianças que já têm facilidade com a matemática e querem aumentar a velocidade nos cálculos.
• Estimular a prática da leitura. Crianças que lêem mais, aprendem a interpretar a leitura e formar raciocínio lógico sobre o que lêem.
• Mais leitura e menos tecnologia!