26/01/2023
Em recente levantamento de preços feito pelo Procon-SP, em comparativo com 2022, os materiais escolares podem sofrer reajustes de 30% e conforme os pontos de venda, pode chegar a 200%. Pesquisa é a palavra de Ordem. Ganha quem compra, ganha o meio ambiente, ganha a pedagogia de século 21 e ganha a consciência coletiva. Nesta matéria reunimos algumas dicas para início de ano letivo com sabedoria.
Começar por uma pesquisa nos sites especializados no ramo é uma ótima opção para planejar as compras. Assim se tece comparativos. Fazer uma planilha dos ítens ajuda ainda mais para obter clareza e pleitear descontos.
A partir dos 7 anos as crianças já podem contribuir para organizar o material delas. Uma maneira de dar valor para os ítens e também reaproveitar as coisas do ano anterior. Para tornar o processo divertido, que tal customizar os objetos escolares? Use a criatividade, os personagens favoritos impressos, recorra a glitter, adesivos, colagens pop… Assim, cadernos e outros itens do dia a dia estudantil ficam com a cara deles.
Crianças crescem e perdem uniformes o tempo todo. Livros ou apostilas podem ser reaproveitados de outra criança caso não haja muitas atualizações e revisões totais. A maioria das escolas tem grupos de desapego no WhatsApp formado pelas famílias. Pesquise e embarque.
Procure lojas virtuais ou apps que facilitem a troca ou venda dos títulos paradidáticos. Abaixo links que podem ser úteis e resultar em uma boa economia. Além do mais, reaproveitar materiais impressos é uma boa prática de sustentabilidade. Se a escola de seus filhos não permite, questione sem receios.
Alguns itens precisam ser comprados mesmo. É muito provável conseguir bons descontos em redes atacadistas. As vendas em grande quantidade permitem melhores oportunidades. Aproveite a chance e acione pessoas da família ou organize grupos para realizar compras em conjunto. Negocie as compras à vista.
Envolver a escola é uma atitude pró ativa que faz despertar a gestão para olhar às necessidades das famílias. Perguntas que podem nortear a conversa: Todo o material será usado no primeiro trimestre? As edições de todas as matérias foram atualizadas? Podemos usar a secretaria da escola para entrega e troca de itens do grupo do desapego?
O que as escolas não podem pedir são produtos de uma marca ou de uma loja específica. Itens de uso coletivo como tinta para impressora e copos descartáveis devem estar incluídos na mensalidade escolar.