TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Já Rolou - Cotia agora tem Residência Inclusiva Municipal

18/04/2024




Inaugurada a casa que atende jovens e adultos com deficiência em situação de dependência assistidos por equipe multidisciplinar

Na manhã desta quarta-feira,17/04, a Prefeitura de Cotia entregou a primeira Residência Inclusiva Municipal da cidade. Trata-se de um equipamento tipificado pelo Serviço Único de Assistência Social (SUAS) e pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, destinado a funcionar como residência de pessoas com deficiência e que não tenham condições de autossustentabilidade e retaguarda familiar. O espaço vai funcionar por meio de uma parceria com o Pequeno Cotolengo, gerida pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

A Residência Inclusiva vai atender jovens e adultos em situação de dependência. Diferente de grandes abrigos, o equipamento tem um formato de casa inserida na comunidade, com padrão similar ao de uma residência familiar. O objetivo é romper com estigmas segregadores de atendimento, garantindo aos moradores da residência atenção personalizada e condições dignas de acolhimento.

A gestora da parceria com o Cotolengo, Mara Franco, Secretária de Desenvolvimento Social, explicou como será feito o encaminhamento dos moradores ao local.

 "As pessoas que serão assistidas na residência serão oriundas de encaminhamento feito pelo CREAS, que é o nosso serviço de especializado de assistência social, ou por alguma decisão judicial. Aqui, terão todo o suporte necessário para levarem uma vida digna, conquistarem autonomia e melhora em suas condições", disse.

A Residência Inclusiva conta com cuidadores, assistente social, psicólogo, além de funcionários administrativos. A parceria com o Cotolengo prevê a disponibilização de dez vagas para pessoas de 18 a 59 anos de idade e o repasse mensal de R$ 50 mil por parte da Prefeitura.

O padre Ricardo Paganini, presidente e coordenador financeiro da Residência Inclusiva, destacou a experiência Pequeno Cotolengo no atendimento de pessoas com deficiência e a importância da parceria com a Prefeitura. "Com esta parceria, trazemos mais efetivamente a presença da Prefeitura para o Cotolengo e levamos a nossa para a Prefeitura. Que outras [residências] possam ser abertas para atender quem precisa", afirmou.


Pesquisar




X






























Aquario
20 de janeiro a 18 de fevereiroAquaria...
Previsão Completa


© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR