TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Já Rolou - Conferência Internacional das Favelas acontece em Cotia

24/07/2024



No último sábado, 20 de julho, Cotia sediou um dos eventos da Conferência Internacional das Favelas (#CIF20).

A primeira conferência foi lançada oficialmente em 29/04, no Rio de Janeiro pela Central Única das Favelas, Frente Nacional Antirracista e Frente Parlamentar das Favelas, marcando o início de uma série de eventos em mais de três mil favelas no Brasil, nos 27 estados brasileiros e 41 países.

Essas conferências, que seguem até 09/2024, têm como objetivo central colocar a favela no mapa do G20, trazendo contribuições de todas as regiões do Brasil, das Américas, da Europa, África, Ásia e Oceania, organizando questões sociais e econômicas específicas desses territórios para endereçá-las aos tomadores de decisão como parte da agenda do G20. 

O evento, realizado no Auditório da Prefeitura de Cotia e organizado pela CUFA Cotia, contou com a presença da vice-prefeita de Cotia, Ângela Maluf, Carlos Alexandre Domingos da Silva, Secretário Municipal de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas de Ferraz de Vasconcelos, lideranças das favelas e representantes da sociedade civil.

Foram debatidas propostas para os quatro eixos definidos:

Eixo 1 - Redução das desigualdades, combate à fome e à pobreza ;

Eixo 2 - Sustentabilidade;

Eixo 3 - Direitos humanos, raça e gênero;

Eixo 4 - Desafios globais enfrentados pelas favelas e periferias.

A geração de renda para mães foi um dos pontos debatidos, assim como a saúde mental e  educação de jovens.

A falta de saneamento básico foi discutida também. Cotia possui mais de 19 mil fossas sépticas e mais de 8 mil fossas rudimentares, que poluem diretamente o meio ambiente, segundo dados oficiais.

Em relação às mudanças climáticas, um dos participantes alertou para o “racismo climático”, termo que contempla o quanto os efeitos de tragédias climáticas impactam de forma desigual a população, estando mais vulneráveis principalmente as que pessoas que moram em favelas. O racismo e a intolerância religiosa nas favelas também foram discutidos no evento. 

O evento foi finalizado com homenagens às lideranças das favelas: “Aproveitamos o momento tão importante para homenagear nossas lideranças, nossas autoridades das favelas, os primeiros lugares foram deles, eles são incríveis”, afirmou emocionada Lucia Rossetti, presidente da CUFA Cotia.

Outros encontros serão promovidos pela Cufa Cotia para dar continuidade às questões a serem discutidas.

Saiba mais em @cufacotia (Instagram). 


Pesquisar




X
































Aquario
20 de janeiro a 18 de fevereiro Ass...
Previsão Completa


© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR