27/10/2005
Folheando duas revistas deste mês que gosto muito (Wine Style – revista da ABS e World Wine La Pastina), deparei com duas reportagens falando sobre a mesma pessoa. E nada como comentar um pouco sobre este renomado enólogo – Riccardo Cotarella. Nos últimos tempos ele virou notícia no Brasil, nas mais renomadas publicações sobre vinhos e gastronomia como: revista Prazeres da Mesa, site Basilico, portal Veja São Paulo, revista Gula, etc.
“Ele tem um toque mágico com o Merlot”, escreveu a jornalista inglesa Jancis Robinson em seu site. Foi eleito “Enólogo do Ano” pela revista Gambero Rosso, uma referência mundial em vinhos. É proprietário da vinícola Falesco e presta consultoria a cerca de 60 vinícolas.
Nascido em Monterubiaglio, perto de Orvieto, em 1948, o italiano vem de uma família com tradição no cultivo de vinhas. Formou-se em Enologia e Viticultura em 1968. Cotarella é apontado como o primeiro enólogo italiano convidado a trabalhar na França, nas regiões de Bordeaux e Gaillac.
ONDE COMPRAR ALGUNS DE SEUS VINHOS?
Importadora Mistral – Bodega La Palazzola
Uma grande estrela da Umbria. O Rubino é um grande tinto, no estilo dos melhores Bordeaux, elaborado com um corte de Cabernet Sauvignon (80%) e Merlot (20%). O Merlot também é fantástico. Ambos merecem, freqüentemente, os tre bicchieri do Gambero Rosso e altas notas de Parker.
Importadora Mistral – Bodega Falesco
Seu Montiano é um dos melhores vinhos da Itália, um fabuloso Merlot que bateu 250 dos melhores supertoscanos em uma degustação organizada por Parker, obtendo o primeiro lugar entre os tintos da península. Costuma receber os tre bicchieri. O Vitiano, irmão menor do Montiano, é um verdadeiro achado, muito rico e saboroso. Os brancos são delicados e aromáticos, típicos da Umbria.
Importadora Cellar – Bodega Villa Matilde
Villa Matilde, da Campânia, no sul da Itália. A casa modela ricos brancos de uva Falaghina e belos tintos, como o Cecubo, corte de uvas Abbuoto (45%), Primitivo (35%) e Piedirosso (20%), um vinho perfumado, com aromas de compota de ameixas e chocolate e de paladar denso, equilibrado, redondo e prazeroso.
Importadora World Wine La Pastina – Bodega Feudi di San Gregório
Feudi de San Gregorio está localizada no sul da Itália, região da Campânia e se destaca, em sua quase maioria, por produzir vinhos com uvas autóctones desta região com tradição e terroir que se impõem mostrando qualidade e modernidade em todos os seus vinhos. O Merlot Patrimo 2002 é renomadíssimo.
Abraços,