TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Trabalho Seguro

24/09/2020

Prevenção, Medo ou Fé?


Como você está encarando esta pandemia? Qual é o caminho mais curto para sair da realidade atual?

Meu propósito hoje é contribuir para que tenhamos uma convivência menos arriscada com a COVID-19 para sairmos deste cenário pandêmico o mais rápido possível. Nesse sentido, compartilho a seguir algumas respostas à pergunta abaixo que me fizeram refletir sobre os diferentes caminhos.

Pergunta: “E aí, Ângela (nome fictício), as medidas de prevenção que acordamos estão funcionando?


- Oi Mari, tudo super certo! Eu percebi também que quem está vindo são as pessoas que não estão com medo, sabe? Vejo que é outra energia e muda tudo.”

- “Ah, eu praticamente não parei de atender durante a pandemia. Eu encarei tudo isso sem medo e está dando tudo certo até agora. Não olhei a covid-19 como um monstro!”

- “Você deve achar tudo isso uma loucura, mas eu vou e o universo está comigo! Vai dar tudo certo!“

Então vamos lá:

O primeiro passo para uma atitude assertiva é reconhecer que o caminho da Prevenção é diferente do caminho do Medo. Prevenir é ver antes; é preparar para a possibilidade de ocorrer um dano ou mal; é antecipar; é evitar.

Percebem que a Prevenção estará sempre repleta de ações e movimentos? E que há uma expectativa de um resultado que reduz o impacto negativo ou dano? O caminho da Prevenção nos coloca agitando a vida, enfrentando os desafios, PORÉM de maneira a reduzir o risco ou chance de contaminação. Isso é enfrentar o medo.

Quem está com Medo, está imobilizado, sem ação, em casa. Medo paralisa, é uma ameaça e nos cega. Não nos deixa sair do lugar.

O caminho “Vou com Fé” tem uma bifurcação e pode levar a dois destinos diferentes. Um deles é o que deposita toda a responsabilidade de prevenir e proteger em um ser Maior e a pessoa não altera seus hábitos, acreditando que só o fato de ter fé irá protegê-la. Podemos associar tanto a quem nega os noticiários e o número de mortes como a quem acredita em mágica!!!


A outra bifurcação leva ao caminho mais curto para sairmos desta realidade pandêmica e podermos retomar a vida com um grau maior de normalidade: é o caminho que junta a confiança na ciência através da Prevenção com uma intencionalidade positiva proveniente da Fé. As duas forças juntas potencializam a Prevenção porque permitem que tenhamos resiliência e força, o que é bem melhor do que desdenhar o saber ou contar com a sorte.
Quem opta pelo caminho da Prevenção vai usar a máscara, vai seguir as recomendações, e vai agir para sensibilizar e esclarecer quem estiver à sua volta. Vai buscar contribuir para que estas pessoas possam se mover e encarar a pandemia – considerando sempre as devidas proteções para minimizar o risco de contrair COVID-19.


Veja mais

Acidentes no Trabalho
Onde coloco a máscara?
Máscara no pescoço não!

 


Mariana Pedreira e Marcelo Dittmar

Diretores da Quatro Soluções para Prevenção e Sustentabilidade, nesta coluna trarão dicas e soluções para ajudar na adequação das organizações para o enfrentamento à COVID-19 na retomada durante e após a quarentena.

Mariana é Engenheira de segurança do trabalho, Engenheira agrônoma, Mestre em energia.  Marcelo é  Engenheiro de segurança do trabalho, Engenheiro eletricista, MBA em meio ambiente, MBA em gerenciamento de empreendimentos com ênfase em SMS, Certificado NEBOSH, DuPont SafeStart Master. 
Saiba mais: www.quatrosolucoes.com.br


Pesquisar




X



















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR