TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

Quarto Caminho

19/03/2021

O refugiado (da série “Contos do Despertar”)



Naquela noite, cada um de nós contou como havia começado sua busca espiritual e encontrado o caminho gurdjieffiano e nosso grande mestre, Paulo Raful. Um companheiro ouvia as histórias com um sorriso de encantamento. Quando chegou sua vez, seu depoimento, tão vivo e interessante, ficou gravado para sempre em minha memória.

“Para que possam entender o contexto, precisarei voltar no tempo em que eu era um jovem de família rica e poderosa de banqueiros, juízes e políticos muito influentes, vivendo na capital da Síria. Como primogênito meu destino já estava traçado: continuaria a saga de minha família, assumindo a direção do banco e me casando com uma bela herdeira da alta sociedade. 

A vida, entretanto, é cheia de surpresas; o que parece estável e seguro hoje pode mudar completamente amanhã, e foi isso que aconteceu. O governo que durante anos fora dominado pela minha etnia sofreu, de repente, um golpe de estado e, da noite para o dia, minha casa foi invadida e meus pais foram assassinados.

Dois primos e eu conseguimos fugir, milagrosamente. Só deu tempo de pegar uma maleta com algumas roupas, as joias de minha mãe e um punhado de dólares. Quando estávamos cruzando a fronteira da Síria com a Turquia, lembro-me perfeitamente de ter olhado para o céu e, chorando de revolta, gritado: O que fizemos para merecer tanto castigo? Que Deus é este que abandona seus filhos quando eles mais precisam? Jurei, então, que nunca mais seguiria uma religião. 

A Turquia também não era um país seguro para nós. Éramos refugiados e tínhamos de viajar para longe em busca de outra vida. Meus primos escolheram a América do Norte. Algo no som do nome Brasil me atraiu. Em seguida, escolhi a maior cidade do país, São Paulo, onde poderia sobreviver em melhores condições.

Não vou mencionar as inúmeras dificuldades que tive de vencer ao longo dos anos, mas sim os enormes benefícios que recebi nesta terra tão generosa. No Brasil descobri minha vocação para a Medicina e consegui construir um grande hospital, respeitado no mundo inteiro. Aqui encontrei meu grande amor, a mulher da minha vida, com quem tenho filhos muito queridos. 

Mas as lembranças do passado continuavam me assombrando e uma imensa tristeza ameaçava a minha saúde, até que, um dia, minha assistente me trouxe um convite para uma palestra de um mestre espiritual brasileiro, sobre o verdadeiro destino do ser humano na Terra. Havia uma imagem ilustrando o texto do convite e a figura do herói grego se parecia muito com meu pai. 

Foi a saudade do meu pai terrestre que me levou ao encontro do meu pai Celeste. Cheguei à Escola com 39 anos e nunca mais saí, pois aqui encontrei meu norte, meu rumo, meu prumo, a solidez de uma vida interior sem limites e, em uma luminosa manhã, pude finalmente olhar para o céu e cantar com imensa alegria minha profunda e eterna gratidão.”

Carmem Carvalho e Marian Bleier



Veja mais

A mulher dos sonhos (da Série “Contos do Despertar”)
Sem tempo para morrer (da Série “Contos do Despertar”)
A magia da vida (da Série “Contos do Despertar”)
O Perfume de outro Mundo
A solidão de Helena
O aquário e o oceano
Sobre Renascimento
Memórias de uma árvore
Infância com D. Alice
O namoro de Anne-Marie
Vida de padeiro
A fazenda do Tio Juca
A história de um soldado
A história de um soldado
A história de um soldado
O mistério do Whatsapp
O astronauta
Acredita em milagres?
Coração de Pizza
A viagem de retorno

 


Grupo Gurdjieff da Granja - GGGranja

No Espaço Ulabiná, toda quarta-feira, das 19h00 às 20h30, o Grupo se reúne para vivenciar os Ensinamentos de Gurdjieff, o grande mestre espiritual, com Marian Bleier e Carmem Carvalho. Os interessados podem comunicar-se através do

grupogurdjieffdagranja@uol.com.br

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR