TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie | Notificações

Profissões do Futuro

16/07/2021

A pandemia global acelerou o futuro do trabalho por Daisy Klein


Quem começa a se informar sobre o futuro do trabalho no mundo e as profissões em ascensão, certamente pode se assustar em um primeiro momento, com previsões como essas:

- 47% dos empregos tendem a desaparecer nos próximos 20 anos e ser substituídos por novos modelos (fonte: Universidade de Oxford);

- 65% das crianças da escola primária trabalharão em empregos que ainda não existem (fonte: Fórum Econômico Mundial);

- A estimativa é que até 2030, de 75 a 375 milhões podem precisar mudar de categoria ocupacional e aprender novas habilidades (fonte: Estudo da McKinsey);

- Metade das habilidades que precisaremos nos próximos 5 anos ainda teremos que desenvolver (fonte: Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento 2019).

A primeira sensação é de muita incerteza. E sim, vivemos em um mundo “VUCA” (acrônimo para volátil, incerto, complexo e ambíguo) e “BANI” (acrônimo para frágil, ansioso, não linear e incompreensível) - termos da moda que refletem bem os nossos dias.

Não trago esses dados para assustar, mas sim para que a gente possa olhar para esse futuro que está se delineando com um pouco mais de percepção da realidade.

Essas grandes mudanças descritas nas previsões acima, de fontes confiáveis, não surgiram de repente. Eu que era adolescente nos anos 90, lembro como era a vida sem internet, sem celular, com poucos canais de tv, até sem computadores. O fim dos anos 90 e início de novo milênio, os anos 2000, trouxeram grandes avanços tecnológicos, que continuam evoluindo em velocidade cada vez maior até os dias de hoje.

Lembro que já lá, nos anos 2000, se falava que a automação industrial iria acabar com os empregos. Mas ninguém levou assim tão a sério.

É interessante notar como a tecnologia é muito mais rápida do que o comportamento humano. Somos resistentes às mudanças por natureza. Preferimos ficar acomodados onde estamos, e isso leva à demora para as mudanças de comportamento, que poderiam ser mais rápidas e acompanhar mais a tecnologia.

O que aconteceu foi que a pandemia teve muitos efeitos colaterais, e um deles, foi acelerar essas mudanças para um futuro do trabalho que estava previsto. Muitas pessoas passando para home office, maior automação, maior desemprego, pessoas repensando suas vidas profissionais, aceleração da digitalização nos processos de trabalho etc.

A verdade é que estamos passando por uma grande transição histórica, que afeta muito o mundo do trabalho. E estamos sendo empurrados (já que resistimos às mudanças) a mudar, aprender novas coisas, novas ferramentas digitais e como usá-las.

Mas que tal trocar a insegurança e resistência à mudança pela curiosidade e olhar para a oportunidade?

Algumas dicas para se antenar com este futuro do trabalho, no seu trabalho:

- Busque se atualizar em relação a todas essas mudanças e tendências. Elas já podem sinalizar as áreas em que mais vai haver trabalho.

- Imagine e busque saber o que muda na sua área de atuação com maior tecnologia nesses novos tempos. Quais são os desafios? E as oportunidades?

- Se você está em uma empresa, analise para onde ela está indo. O que é importante ali? Que tipo de profissionais estão buscando? Que áreas estão crescendo e sendo valorizadas? Como a empresa se posiciona no mercado? Qual é o seu propósito?

- Questione-se: o que mais eu gostaria de fazer na minha vida? Que tal pensar em um plano B que contemple coisas que você realmente gosta, tem talento, o mundo precisa, e você será pago para fazer nesse futuro?

E por fim, uma tendência líquida e certa: O “life long learning” – estudar e se atualizar a vida toda! Prepare-se investigando as tendências de sua área e se atualizado. Ou estude pensando em um plano B, que vai trazer também mais felicidade para sua vida.

Como o mundo profissional está mudando muito, teremos a necessidade de estar sempre estudando, provavelmente de novas formas, mais soltas e informais, e nos atualizando.

Ao invés de resistir às mudanças que já são inevitáveis, informar-se e preparar-se vai te ajudar a surfar as ondas da mudança.


Veja mais


 


Daisy Klein

Daisy trabalha como Orientadora e mentora profissional, Coach e Master Avatar. Dentre as formações estão Administração de Empresas pela USP, Futuring e Novas Economias (Fluxonomia 4D), Master e Wizard Avatar, Coaching, Orientação Profissional, Facilitação online, dentre outras. 
Apaixonada pelo desenvolvimento do potencial humano - “Meus olhos brilham quando apoio pessoas a trazerem à tona seu próprio brilho”.

@daisykleinreal
www.youtube.com/receitaspraserfeliz

Pesquisar




X





























© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR