TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Planeta Eu

12/07/2016

Eneagrama - Qual é o Seu Número?


Estava numa roda de amigos e comentei que tinha descoberto que era o número nove no Eneagrama. A Elva, que conhece muito o assunto, começou a falar de mim a partir do que se sabe deste tipo psicológico. Fiquei “arrasada”, pois percebi como realmente sou! O quanto me atrapalho, etc.

Agora, a partir dessas revelações, estou negociando comigo e relendo um livro que acho muito bom: A sabedoria do Eneagrama, um guia completo para o crescimento psicológico e espiritual dos nove tipos de personalidades. Os autores são Don Richard Riso e Russ Hudson.

Recomendo muito a leitura do livro, mas também quero muito que todo mundo possa saber seu número, por isso coloco aqui o teste e alguma coisa sobre os tipos de personalidade que encontrei neste livro.

São 9 tipos. Veja com qual você se identifica antes de fazer o teste. Para ver se confirma depois.

O número 1 é o Reformista. Pode liderar pela integridade e bom senso ou sucumbir ao perfeccionismo e ao ressentimento.

O número 2 é o Ajudante. Pode brilhar pela generosidade e pelo poder de cura ou ver-se obrigado a lutar contra a adulação e a possessividade.

O número 3 é o Realizador. Pode se tornar um inspirador exemplo de excelência e autenticidade ou buscar o sucesso e o status a qualquer custo.

O número 4 é o Individualista. Pode ser um modelo de criatividade e intuição ou cair na irritabilidade e na afetação.

O número 5 é o Investigador. Pode demonstrar inventividade e intelecto visionário ou tornar-se cada vez mais isolado e excêntrico.

O número 6 é o Partidário. Pode ser um exemplo de coragem e lealdade ou ter de lutar contra a ansiedade e a rebeldia

O número 7 é o Entusiasta. Pode ser um indivíduo ardente e realizado ou deixar-se deter pela impaciência e impulsividade

O número 8 é o desafiador. Pode ser um líder forte e magnânimo ou controlar e intimidar as pessoas.

O número 9 é o Pacifista. Pode aglutinar pessoas e sanar conflitos ou ver-se preso na passividade e teimosia.
O teste:

Selecione um parágrafo em cada um dos dois grupos. Ele deve ser aquele que melhor espelha suas atitudes e comportamentos até o momento. Não é preciso concordar inteiramente com cada palavra ou afirmativa no parágrafo escolhido. Porém é preciso que você concorde com o tom geral e com a “filosofia” em que ele se baseia.

Provavelmente você discordará de alguma parte de cada um dos parágrafos escolhidos

Não analise excessivamente suas escolhas. Escolha o parágrafo que você sente que que é o mais certo para você.

Grupo I (escolha um parágrafo)

A. Até hoje tendi a ser bastante independente e assertivo: para mim a vida funciona melhor quando você a encara de frente. Defino minhas próprias metas, envolvo-me com as coisas e quero fazê-las acontecer. Não gosto de ficar de braços cruzados – quero realizar grandes coisas e causar impacto. Não ando em busca de confrontos, mas também não deixo que ninguém me pressione. Na maioria das vezes sei o que quero e procuro consegui-lo. Geralmente entro de cabeça tanto no trabalho quanto na diversão.

B. Até hoje tenho sido uma pessoa tranquila e estou acostumada a “me virar” sozinho. Em sociedade normalmente não chamo a atenção e é raro que me imponha a qualquer custo. Não me sinto à vontade em posições de liderança nem em competições como tanta gente. É provável que me julguem um tanto sonhador – é na imaginação que se alimenta boa parte da emoção que sinto. Não me incomodo se não tiver de ser ativo o tempo inteiro.

C. Até hoje tenho sido extremamente responsável e dedicado. Para mim é terrível não poder honrar meus compromissos ou colocar-me à altura das expectativas. Quero que as pessoas saibam que desejo ajudá-las e fazer o que acredito ser melhor para elas. Já fiz grandes sacrifícios para o bem dos outros, estivessem eles sabendo ou não. Muitas vezes esqueço de mim mesmo; faço o que tenho que fazer e depois – se sobrar tempo – relaxo (e faço o que realmente queria)

Grupo II (escolha um parágrafo)

X. Sou uma pessoa que geralmente procura ter uma visão positiva e achar que as coisas correrão da melhor forma possível. Sempre encontro alguma coisa que me entusiasme e atividades diferentes com que me ocupar. Gosto de companhia e de ajudar os outros a serem felizes – gosto de compartilhar o bem-estar que sinto. (Nem sempre estou tão bem, mas tento não deixar transparecer!). Porém para manter essa visão positiva, às vezes tive de adiar demais a resolução de alguns problemas pessoais.

Y. Sou uma pessoa que não esconde o que sente – todo mundo sabe quando não gosto de alguma coisa. Posso ser reservado, mas no fundo sou mais sensível do que deixo transparecer. Quero saber como as pessoas me julgam e com quem ou quê eu posso contar – minha opinião sobre elas quase sempre é bem clara. Quando alguma coisa me aborrece, quero que os outros reajam e se afetem tanto quanto eu. Sei quais são as regras, mas não gosto que ninguém me diga o que fazer. Quero decidir por mim mesmo.

Z. Sou uma pessoa lógica e autocontrolada – não fico à vontade com os sentimentos. Sou competente – até perfeccionista – e prefiro trabalhar sozinho. Quando surgem conflitos ou problemas pessoais, procuro não envolver meus sentimentos. Há quem me considere frio e distante, mas não quero que minhas reações emocionais me afastem do que realmente me importa. Geralmente não demonstro minhas reações quando alguém me “incomoda”.

Agora que você escolheu uma letra de cada grupo veja o resultado:

Em tempo: Se você teve dificuldade em escolher apenas um parágrafo você precisa do livro para responder outras perguntas, mas de qualquer maneira dá uma olhada nas possibilidades que você escolheu.

AX 7 Entusiasta: otimista talentoso impulsivo.
AY 8 Desafiador: Confiante decidido, dominador.
AZ 3 Realizador: adaptável, ambicioso, consciente da própria imagem.
BX 9 Pacifista: Receptivo, apaziguador, complacente.
BY 4 Individualista: intuitivo, esteta, absorto em si mesmo.
BZ 5 Investigador: perceptivo, inovador, distante.
CX 2 Ajudante: afetuoso, generoso, possessivo.
CY 6 Partidário: Leal, responsável, defensivo.
CZ 1 Reformista: racional, escrupuloso, autocontrolado.

Um pouco da história:

A figura geométrica do Eneagrama (de nove pontas) é muito antiga, tendo pelo menos 2500 anos. O responsável pela introdução do símbolo do Eneagrama ao mundo moderno foi Gurdjief (greco armênio), que nasceu por volta de 1875. Na década de 50, Oscar Ichazo (boliviano) descobriu a relação entre o símbolo e os tipos de personalidade humana. Em 1970, Claudio Naranjo, psiquiatra foi estudar com Oscar Ichaso. De volta a Califórnia (Esalen Institute) ele começou a aplicar as categorias psiquiátricas que ele conhecia ao Eneagrama e assim começou a expandir as resumidas descrições que IChazo inicialmente fazia dos tipos. A partir daí o Eneagrama foi se disseminando por todo o território norte americano e os autores desse livro, entre outros, foram aprofundando o trabalho.

O livro termina dizendo que a ideia é que conheçamos tão bem nossa personalidade a ponto de se descolar dela em direção ao que os autores chamam de maturidade espiritual. Para isso eles criaram um mapa que ajuda a identificar nossos padrões e modificá-los. Na próxima crônica vou falar sobre isso.

Nas palavras de Krishnamurti: “parece-me que, antes de começarmos a viagem em busca da realidade, em busca de Deus, antes de agirmos ou podermos ter qualquer relação uns com os outros (...), é essencial que comecemos por compreender a nós mesmos”.


Veja mais

Você está melhor?
No Baile com Hitler
Ela não veio
Santa ou maligna?
Isso é verdade ?
Sim, ele respondeu!
Ser cantora ou ciumenta?
Pirei na Batatinha!
Leva meu coração?
Eu minto sim!
Nana Nenê!
Os mansos e o presente
Vamos de mãos dadas!
Zezinho Bruce e eu, no Crepúsculo!
Papai Mamãe: um Clássico!
Piquenique com os Seres de Luz!
Sou feia!!
O corpo desobediente! por Jany
Não tem só bem pensar!
Voa Aurélio! por Jany

 


Jany

Escritora e Focalizadora de Dança Circular no UlaBiná.

Pesquisar




X





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR