21/10/2019
Saiba quais são e aprenda a se livrar deles
Feche os olhos por um segundo. O que vem à mente quando você pensa na palavra “organização”? Geralmente a remetemos a uma tarefa difícil, como uma big faxina que vira a casa de ponta cabeça e arrumações exageradas em todo canto.
Na realidade, a prática da organização vai muito além desse pensamento comum. Existem métodos diferentes, aqueles que podem te auxiliar e fazer mudanças em sua vida e hábitos, como também, alguns que ao invés de ajudar podem acabar por atrapalhar seu objetivo.
Curiosa(o) pra saber quais são os erros que tornam a tarefa mais complicada? Confira:
1 – Deixar a faxina de lado
Ao contrário do que muitos pensam, faxina e organização são coisas completamente diferentes. Sim, diferentes, mas que complementam uma à outra. Quando pensar em organizar sua casa, aproveite e junto faça uma faxina. Isto é, desprenda-se do que já não lhe é necessário antes de colocar tudo de volta em seu devido lugar. Nada de amontoar objetos inúteis, afinal, eles só servem para pegar poeira no fundo do armário.
2 – Usar organizadores e mais organizadores
As caixas ou organizadores são excelentes auxiliares que facilitam o armazenamento de coisas em geral. Neste caso, o problema em questão é a quantidade de objetos organizadores que possuímos. Muitas caixas podem acabar te confundindo ao invés de ajudar. Lembre-se sempre de que menos é mais, ou seja, otimize o quanto puder para facilitar sua vida.
3 – “Colecionar” sacolas
Atire a primeira pedra aquele que nunca usou um saquinho de supermercado para jogar as tranqueiras fora. Eles realmente têm utilidade, mas, assim como os organizadores e caixas, apenas devemos ter o cuidado com as quantidades. Mantenha somente o necessário.
4 – Pilhas e pilhas de documentos
Às vezes acreditamos ser mais prático manter os documentos empilhadinhos, algo que no primeiro momento até parece organizado. Mas acredite, trata-se de uma miragem. Documentos devem ser arquivados em pastas e separados em suas devidas categorias. Essa prática sim facilitará na hora de procurar algum papel.
5 – Comprar sem pensar
Pois deveria ser regra pesquisar muito bem antes de fazer qualquer compra por impulso. Quando pesquisamos fazemos um tipo de planejamento que nos permite distinguir materiais bons de ruins, entre outros aspectos como medidas e valores que cabem no bolso.
6 – Esconder coisas
Que esse é um péssimo hábito não há discordância, nem desculpa. Apenas não se torne uma pessoa acumuladora de objetos! Ainda mais porque se você os esconde em alguma parte da casa, significa que eles não têm tanta serventia assim. Ou seja, os objetos apenas ocupam espaço. Invista em coisas que realmente têm utilidade.
Bem, estes são apenas alguns erros que atrapalham a organização. Lembre-se sempre de mantê-los longe de sua casa e seus pensamentos!
Curtiu as dicas? Conta pra mim nos comentários!
Um grande beijU da Alê Criballi
Quer ver dicas sobre organização?
Segue a gente nas redes sociais:
Instagram: @organizandu
Facebook: OrganizandU