TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Organizar para descomplicar

15/04/2020

Estudar em casa


A escola é, sem dúvida, um dos primeiros lugares que nos faz ter contato direto com a organização. Já pensou nisso? Pois é lá que aprendemos a ter disciplina sobre uma série de coisas como, por exemplo, respeitar horários, se atentar à agenda de tarefas, seguir regras de bom convívio e outros tópicos importantes que os professores e a equipe escolar nos ensinam. 

É no colégio que somos preparados profissionalmente para a vida, por isso, apesar de trazer dores de cabeça às vezes, se empenhar para tirar boas notas e se sair bem na escola, são esforços que garantem bons frutos no futuro de qualquer pessoa.

Hoje, no entanto, em tempos de Coronavírus e com afastamento social, a maioria das crianças, adolescentes e até adultos estudantes está tendo de se organizar para estudar em casa.   

Mesmo antes disso tudo, estudar em casa também sempre foi imprescindível para um aproveitamento completo. Mas, apesar da importância, algumas pessoas possuem dificuldade de estudar fora da escola, ou fora do horário de aula. Por isso, ter uma rotina de estudos organizada que facilite o cumprimento das tarefas é essencial.

Para ajudar nesta tarefa, trouxe algumas dicas de estudo que vão ajudar no rendimento dos estudos:

Manter os espaços da casa organizados facilita o processo de aprendizagem. É importante que quem vá estudar se sinta livre e fora do alcance de outros estímulos (como TV, celular, lugar barulhento etc) para que se concentre em suas tarefas e tenha uma aprendizagem efetiva.

É importante ter um espaço reservado apenas para o estudo. Embora pareça bobo, é bom considerar ter uma cadeira confortável (se possível ergométrica), iluminação adequada e mesa apropriada. Assim você se sente mais estimulado a estudar em casa!

Ter todos os materiais que você irá usar à mão. Assim você não desvia o foco do que está fazendo e evita de ter que levantar a todo o momento para pegar objetos que irá usar.

Estipule um horário de estudo, pois, assim você cria um hábito bom e mantém a rotina de estudos. Quando criamos o hábito de estudar sempre em determinado horário, o cérebro guarda isso automaticamente e começa a te alertar todos os dias, como uma rotina.
Obs: talvez sua escola tenha organizado um horário para aulas online ao vivo. Fique atento à esta nova agenda e organização escolar. 

Antes de começar a estudar, é importante ter um objetivo de estudo claro, ou seja, determinar as matérias que irá ver, as páginas que irá ler e todo o conteúdo programado para ser estudado. Assim você não se auto-sabota!

Programar pausas de 3 a 5 minutos depois de 25 minutos de estudo. Essa pausa é importante, porque quando estudamos diretamente sem parar, ficamos muito cansados, distraídos e o estudo não rende. É importante oxigenar o cérebro.

Dar atenção ao sono. É importante determinar um horário para se deitar, pois, uma boa noite de sono nos deixa mais produtivos. Todo mundo sabe: quando estudamos com sono, nosso rendimento cai drasticamente e nem mesmo conseguimos prestar atenção no que estamos fazendo. Descansar a mente é tão importante quanto estudar, lembre-se!

É imprescindível planejar a quantidade de atividades que você faz num dia. Muitas atividades ao longo do dia podem acabar nos sobrecarregando mentalmente, pois é um esforço que vai além dos nossos limites. Temos de respeitar o máximo que podemos aguentar e, por isso, programar nosso dia e tarefas é tão importante.

E aí, gostou de alguma dica em particular? Espero que elas te ajudem a organizar uma programação incrível e produtiva de estudos!

Ah, e não se esqueça! O conhecimento edifica seres humanos melhores. Por isso, agradeça, não apenas em dias simbólicos, mas todos os dias àqueles que nos ensinam tanto com amor e dedicação: nossos pais e professores!


Veja mais

Faça boas escolhas
Vamos Destralhar?
Vida mais Produtiva
Organize suas bolsas
6 erros de Organização
Atinja suas metas
O método Fly Lady:
Sua casa organizada para o inverno
Organizar para descomplicar: armários

 


Alê Criballi

Iniciou sua carreira como jornalista com especialização em Comunicação
Organizacional, mas foi na carreira de Personal Organizer que descobriu
suas duas maiores paixões na vida: organizar e ajudar as pessoas. Desde
então, dedica seu tempo em organizar residências e organizações não
governamentais, a fim de levar funcionalidade e praticidade aos
ambientes, fazendo com que a vida das pessoas tenha mais qualidade.
http://www.organizandu.com.br

Pesquisar




X



















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR