TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie | Notificações

Organizar para descomplicar

04/03/2021

Aprendizagem A organização no processo de aprendizagem da criança


A volta às aulas é um momento muito aguardado, principalmente pelas crianças, pois é quando elas reencontram seus amigos e se preparam para muitos novos aprendizados.

Esta é também uma época que gera certa ansiedade nos pais, que, geralmente se esforçam (com materiais, cursos e outras atividades) para que os filhos tenham o melhor rendimento e aproveitamento dentro da sala de aula. Apesar disso, é importante ressaltar que o processo de aprendizagem de uma criança ultrapassa os muros da escola.

O tempo todo é hora de aprender, seja na escola ou em casa. Por isso, é muito importante que seu filho tenha uma rotina organizada que o ajude a entender a importância de limites, deveres e até direitos.

A meu convite, minha querida amiga e psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental Raquel Shimizu, esteve na Rede Premium TV especialmente para falar sobre organização na rotina de crianças:

Em entrevista, Raquel explica que inserir o hábito da organização na infância é um ato importante, pois “ajuda a criança a aprender, ajuda no processo de memorização e ajuda também a desenvolver uma autoestima mais fortalecida. Estas são questões importantes para que a criança se sinta capaz e autônoma para lidar com o mundo”.

A organização no processo de aprendizagem

Segundo Shimizu, manter os espaços da casa organizados facilita o processo de aprendizagem da criança: “nosso cérebro está acostumado a usar o módulo focal para aprender. Se no ambiente de estudos da criança houver muitos estímulos próximos a ela - seja uma bola, uma boneca, um vídeogame –, como essa criança vai prestar atenção em seus estudos?”.

Em espaços como este, a organização é fundamental.  De acordo com Raquel, a criança precisa se sentir livre e fora do alcance de estímulos ruins para que ela se concentre em suas tarefas e tenha uma aprendizagem efetiva.

Mas, como incluir a organização na vida e rotina da criança?

A primeira resposta para essa pergunta é dar o exemplo, pois a criança aprende repetindo o que vê e, se não houver esforço por parte do adulto para ser, pelo menos um pouco organizado, o filho ou filha também não conseguirá ser. Para se conseguir o sucesso na organização com os pequenos, é necessário convidá-los a fazer parte do processo e estipular tarefas que podem ser cumpridas por eles, dependendo da idade em que estão.

Algo importante a se refletir, é que toda criança precisa aprender a ser autônoma. É necessário incentivar os pequenos logo cedo a fazer coisas por eles mesmos, porque de acordo com Raquel, ao ensinar organização para uma criança, estamos passando confiança para que no futuro ela saiba lidar com todas as situações que adultos enfrentam.

Ensinar os filhos desde pequenos sobre a importância da organização, seja de sua vida ou de seus estudos, é entregar qualidade de vida. Não importa a idade, a organização é uma ferramenta positiva e usual para todos!


Veja mais

Falando de cabides
Mala de Viagem
Faça boas escolhas
Vamos Destralhar?
Estudar em casa
Vida mais Produtiva
Organize suas bolsas
6 erros de Organização
Atinja suas metas
O método Fly Lady:
Sua casa organizada para o inverno
Organizar para descomplicar: armários

 


Alê Criballi

Iniciou sua carreira como jornalista com especialização em Comunicação
Organizacional, mas foi na carreira de Personal Organizer que descobriu
suas duas maiores paixões na vida: organizar e ajudar as pessoas. Desde
então, dedica seu tempo em organizar residências e organizações não
governamentais, a fim de levar funcionalidade e praticidade aos
ambientes, fazendo com que a vida das pessoas tenha mais qualidade.
http://www.organizandu.com.br

Pesquisar




X





























© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR