TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Nossa Granja Voltar

04/11/2019

Nossos parques na Granja


Qual o granjeiro que não conhece os parques Cemucam e Teresa Maia? Esses parques estão pertinho de nós e têm muita história para contar. Eu, que adoro verde, caminhadas e bichos, me esbaldo quando estou no meio da natureza, e poder contar com esses parques tão pertinho de nós, é, sem duvida, um privilégio.

 

O Parque Cemucam é administrado pela Prefeitura de São Paulo, mas fica em Cotia. Milhares de frequentadores passam por lá para fazer uma caminhada, piqueniques, contemplar a natureza e relaxar. O parque tem uma ampla infraestrutura com estacionamento, quiosques com churrasqueiras, sanitários, bebedouros, campo de futebol, quadra poliesportiva, circuito de mountain-bike, pista de cooper e caminhada, trilhas, playgrounds, gramado para piquenique e bosque, além do Viveiro Harry Blossfeld, criado em 1969. Ele fica um pouco mais distante para mim e acabo indo pouco a ele. Também o acho muito grande e acaba ficando tudo meio disperso e isolado. Mas vale muito a visita.

O “meu” parque mesmo é o Teresa Maia. Tem uma história linda e que diz muito para mim por representar a luta de alguém que acredita na importância da natureza e batalha por ela. Seu nome vem de sua idealizadora: Teresa Maia, que foi uma granjeira muito especial. Era pedagoga e pós-graduada em Educação Ambiental, foi diretora do Departamento de Meio Ambiente de Cotia de 2002 a 2004 e sempre buscou trabalhar por uma Cotia sustentável. Com a criação do parque ela sonhava em deixar a semente da Educação Ambiental plantada no coração de cada um: "plantar essa semente e cultivar essa ideia" era seu lema.


A área onde o parque foi criado era abandonada e cheia de lixo e precisou de empenho da Prefeitura, da Sub-prefeitura da Granja na época, de profissionais e colaboradores dedicados e do apoio de toda a comunidade. Foi inaugurado em 13 de dezembro de 2008 em meio a merecidas homenagens à sua idealizadora. Um parque relativamente pequeno e charmoso, conta com uma área de 24 mil m2 e oferece um bosque bem arborizado, onde você pode caminhar em meio aos galos e galinhas que ali passeiam, um laguinho com peixes e patinhos, uma área livre gramada para tomar um sol ou fazer um piquenique, uma pista de corrida ou bike, playground para os pequenos e equipamentos de ginástica para os maiores.


Diariamente, bem cedinho, já encontramos uma turma boa na sua caminhada e ao longo do dia passam por lá crianças das escolas próximas e famílias relaxando e se divertindo. Aos finais de semana fica mais movimentado com a molecada andando de bicicleta e patins e os menores no balanço do parquinho. Aos domingos temos a ótima feirinha de orgânicos, a Ecofeira, com alimentos de produtores locais e artesanatos, além de ótimos papos com nossos vizinhos e a deliciosa aula de yoga ao ar livre. No “meu” parque, eu aproveito de tudo um pouco do que a Granja tem a oferecer: contato com a natureza, exercício para o corpo e para a mente, momentos de paz e encontros com amigos. O Parque Teresa Maia é uma conquista granjeira e que tem a cara da Granja.

 


Serviço:

Parque Cemucam
R. Mesopotâmia, s/n – Jardim Passárgada
Horário de funcionamento, das 6h às 18h. 


Parque Teresa Maia
Rua Santarém, 13, Granja Viana (ao lado do Clube Pitangueiras)
Horário de funcionamento, das 8h às 17h.


Veja mais

Memória gastronômica da Granja
Cor e sabor de primavera
O que é Ser Granjeiro?
Por Clarissa Tambelli

 


Clarissa Tambelli

Profissional de comunicação e marketing, granjeira há 15 anos. 

“Preocupada com o os filhos que deixarei para o planeta e com o planeta que deixarei para meus filhos.”

Blog: Verde Sem Pirar

clarissa.tambelli@gmail.com


Pesquisar




X





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR