03/08/2016
O inverno chegou com uma cara esquisita, alternando dias quentes e quedas de temperatura bruscas. Quem mais sofre são os idosos, as crianças, os que têm problemas respiratórios e... os animais! É isso aí. Muitas pessoas acham que cães, gatos, aves e outros animais não sentem frio porque estão acostumados na natureza. Errado! A partir do momento em que são retirados dela e criados conosco, eles perderam muitas de suas características e defesa.
Portanto, eles merecem mais atenção e cuidados para com a saúde, já que ficam mais propensos às doenças como resfriados e gripes. Os que mais sentem são os de pelagem curta enquanto algumas raças, como o Husky Siberiano, o Malamute, o São Bernardo, entre outros, são mais resistentes ao frio porque possuem um sub pelo e maior camada de gordura sob a pele. Mas, isso também não quer dizer que podem ficar ao relento, expostos à chuva e ao frio.
O cão pode apresentar sinais parecidos com o resfriado humano, como tosse, espirros, febre, falta de apetite e coriza. É a traqueobronquite, também conhecida como gripe canina ou "tosse dos canis" (falamos sobre ela no mês passado, clique aqui para ler).
Os gatos também precisam de atenção. Eles podem apresentar espirros e dificuldade respiratória, causadas por vírus como a rinotraqueíte, doença especíiacute;fica de felinos, não transmissível às pessoas e aos cães.
Além das doenças respiratórias, os animais idosos com problemas osteoarticulares como a artrose, calcificações na coluna e hérnia de disco, passam a sentir mais dor quando expostos a baixas temperaturas. Assim, seguem algumas dicas para proteger seu amigão do frio:
Outras espécies:
Peixes: Regule a temperatura da água e cheque sempre se o termostato está funcionando corretamente.
Aves: Cubra a gaiola das aves à noite e deixe-as longe de correntes de ar.
Repteis: Os répteis não controlam a temperatura do corpo. Se você deixar sua tartaruga ao relento em dias muito frios, ela pode morrer. Coloque-a em local abrigado.
Lembre-se que todo animal tem direito a um abrigo no inverno. Na natureza, os animais procuram tocas como abrigo. Se o seu pet dormir fora, providencie uma casinha para ele ou deixe-o preso num local abrigado como garagem, lavanderia, ou mesmo dentro de casa, quando a temperatura estiver muito baixa. Assim, quando você estiver quentinho, embaixo das cobertas, poderá dormir tranquilo, com a certeza que seu amigão não está passando frio!