TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

Minha Vida Animal

Pets e pedras Pode parecer estranho para os seres humanos o hábito maluco de comer pedras, mas alguns animais possuem esse costume e isso é muito importante para eles

03/11/2014



Pode parecer estranho para os seres humanos o hábito maluco de comer pedras, mas alguns animais possuem esse costume e isso é muito importante para eles. Algumas aves, crocodilos, pinguins, focas, leões-marinhos e cães, entre outros são comedores de pedras. No caso dos animais aquáticos, elas funcionam como lastro. Isto é, os ajudam a afundar, da mesma forma que os cintos de chumbo servem aos mergulhadores profissionais.

Em se tratando de cães, a maioria das queixas dos tutores é sobre o hábito de seus animais quando filhotes roem tudo o que tem a sua frente. Sabe-se também que cães comem mato quando estão com dor de barriga. Mas, comer pedras? Bruno Mars, um dos meus labradores, desde bebê tem esta mania. Eu achava que era uma destas artes que os filhotes costumam fazer. Só que ele cresceu e, mesmo acabando de completar dois anos, o hábito continua. Vira e volta, ele vomita pedras, e grandes! E, para minha tristeza, grandes também são os prejuízos para o meu bolso. Há pouco tempo, gastei toda a minha devolução de imposto de renda, ansiosamente aguardada. Após quatro dias sem comer, vomitando água e eu gastando os tubos para localizar o estrago, ele as expeliu naturalmente nas fezes.

Pesquisando a causa, li que essas pedras engolidas pelos cachorros são chamadas gastrólitos. Ou seja, “pedras do estômago”. Elas ficam armazenadas no estomago onde ajudam a triturar os alimentos. Agora, o mais interessante. Comprovei isto! O cão não engole qualquer pedra. Ele escolhe aquelas mais lisas e arredondadas. Talvez por uma questão de instinto, pedras com esse formato, não machucam o animal por dentro.

De qualquer forma, precisamos ficar atentos se nosso amigão tiver este hábito. A ingestão de pedras pode levar a problemas sérios de saúde, desde bloqueios intestinais à perfuração do estômago ou cólon. Com isso, o cão pode precisar de uma cirurgia ou até morrer. Para impedir que seu cãozinho continue ingerindo pedras, temos que pesquisar qual a razão para esse comportamento. Pode ser por motivos que citei acima, mas também pode estar ligado a uma doença ou problema comportamental, como ansiedade, estresse, ou por estarem simplesmente entediados.

Em todo caso, consulte o seu veterinário para excluir a possibilidade de um problema médico, incluindo doenças, deficiência nutricional ou problema digestivo. Contudo, é mais provável que essa compulsão seja o resultado de um problema comportamental em vez de um problema médico.


Veja mais

Dicas para higiene e banho em cães e gatos
Abandono no Lar - Só alimentar seu Pet não basta
Como escolher um cão para você por Alice Manochio
Adotar um pet
Dia dos Animais
Por que castrar seu Pet?
Cães e férias de verão
Cães X Fogos
Pets e Crianças
O cão é um ser social
Treinando cães
Os cães e a quarentena
Como transportar animais corretamente
Vítimas anônimas
GPS para pets já é realidade
Buraqueira, uma corujinha muito fofa
Dia Nacional dos Animais por Ângela
Pets: uma ligação profunda
O espetáculo que mata!
O perigo das latas no lixo

 


Angela Miranda

Angela Miranda, jornalista, geógrafa e moradora da Granja Viana há 30 anos.

Pesquisar




X



































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR