03/09/2014
A importância da doação de sangue para pessoas, todo mundo já sabe. Mas você já parou para pensar como as clínicas veterinárias procedem em situações parecidas? Afinal, assim como nós, cães e gatos também passam por situações nas quais precisam da ajuda de outros animais com seu mesmo tipo sanguíneo. Cães e gatos vítimas de atropelamentos, câncer etc. têm na transfusão de sangue uma esperança para sobreviver. Em casos como estes, temos que sair à procura de animais doadores, o que já não é fácil.
Muitas pessoas desconhecem, mas existem bancos de sangue animal em vários hospitais veterinários do país. Somente em São Paulo, os três maiores (Hemovet, Hovet-USP e Hovet-Anhembi Morumbi), realizam o serviço da coleta de sangue. Mas a situação é sempre precária. Seja por falta de informação, interesse ou até mesmo medo por parte dos donos dos animais.
Importante saber antes de seu bichinho doar
Cães - Devem ter peso mínimo de 25 quilos e serem vacinados anualmente contra raiva, cinomose, hepatite infecciosa, leptospirose, parvovirose e coronavirose. Antes de iniciar o processo de doação sanguínea, cada animal é submetido a testes de controle de hematócrito e jamais devem ter tido contato com carrapatos. Não podem ter histórico de doenças graves e nem terem recebido transfusões anteriores. O volume máximo de sangue é de até 15 ml por quilo de peso, num período de 30 dias.
Gatos - Devem ser vacinados anualmente contra a raiva, rinotraqueíte, calicinose e panleucopenia felina e demais testes que comprovem a situação de doador. Para os gatos, o peso mínimo é de quatro quilos, sendo que o volume máximo de sangue é de até 12 ml por quilo de peso, num período de 40 dias.
As dificuldades
Mesmo com os bancos de sangue já criados, esse tipo de doação ainda não se tornou uma prática entre os donos dos animais, o que significa nem sempre ter sangue disponível quando um bicho precisa. A dificuldade também é maior porque os cães têm 13 tipos diferentes de sangue, sendo seis os tipos com mais demanda. Isso significa que, quanto maior a variação, maior é a dificuldade de encontrar um doador compatível. O mesmo, no entanto, não acontece com os gatos porque eles têm apenas três tipos. Quanto mais doadores, maior a variedade de sangue estocado e mais animais podem ser salvos. O tempo de estocagem e conservação desse material também aumentou e pode variar de 21 dias a um ano.
Os animais não sofrem durante a doação de sangue e o sangue retirado não irá fazer falta ao animal.
Em tempo, minha família e eu sentimos na pele o problema... Durante uma semana, tentamos conseguir sangue para um gato do meu filho em todos s bancos de sangue de São Paulo. A busca foi inútil. Infelizmente, o Bartô morreu!
Anote alguns bancos de sangue de São Paulo
Hemovet – Laboratório e Centro de Hemoterapia Veterinária
Rua José Macedo, 98 – Parque São Lucas, São Paulo/SP.
Tel. 2918-8050.
www.hemovet.com.br
Hospital Veterinário da USP
Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87 - Cidade Universitária?
Tel. 3091-1248 / 3091-1364 / 3091-1244 / 9606-0060
www.fmvz.usp.br
Hospital Veterinário Anhembi Morumbi
Rua Conselheiro Lafaiette, 64 – Brás
Tel. 2790-4643/2790-4643
PETS & LIFE
Rua Araicás, 35 – Jaguaré
Tel. 3624-3958
BSVET – Banco de Sangue Veterinário
Rua Desembargador do Vale, 196 - Pompéia
Tel. 3476-9461
www.bsvet.com.br