21/06/2016
Assim como, nós, humanos, com a chegada do frio os animais ficam mais suscetíveis a doenças e muitos cães são infectados pela gripe, chamada de Tosse dos Canis. Também conhecida como Traqueobronquite Infecciosa Canina ou Traqueíte, a Tosse dos Canis é uma doença infecciosa respiratória comum entre os cachorros e que pode acometer cães de todas as raças e idades, principalmente filhotes, idosos e aqueles que possuem o sistema imunológico mais debilitado. Altamente contagiosa, a gripe canina pode ser transmitida por contato direto com cães infectados, secreções respiratórias e por contato com objetos contaminados. E se você tiver mais de um cão e um deles contrair a gripe, todos os outros estarão sujeitos a ficarem doentes.
Os sintomas surgem cerca de cinco a 10 dias após o contato com os animais contaminados. O cão apresenta uma tosse seca como se estivesse engasgado, seguido de náuseas como se fosse vomitar. Em casos mais graves, o animal pode apresentar secreção nos olhos, coriza, falta de apetite e febre. Nos filhotes e nos animais mais debilitados o quadro pode evoluir para uma pneumonia e levar o animal ao óbito.
Se você perceber que o seu amigão apresenta um desses sintomas, leve ao seu veterinário de confiança e NUNCA medique por conta sua. Como já explicamos aqui, muitos medicamentos humanos podem MATAR seu pet em minutos.
Após ele ser devidamente medicado, é importante tomar alguns cuidados em casa para que ele se recupere o mais rápido possível, como:
• Dê-lhe uma nutrição adequada;
• Mantenha o ambiente onde ele vive higienizado;
• Deixe-o em repouso, evitando passeios e brincadeiras.
• Abrigue-o em um local quentinho;
• Evite o contato do seu cão com os outros animais da casa, até que ele esteja recuperado.
Apesar de serem poucos os cães que morrem de gripe canina, a prevenção é o melhor remédio. A vacina intranasal, pode ser aplicada a partir de três semanas de vida.