28/07/2014
Diariamente, vemos nas ruas dezenas de animais abandonados, de todos os tamanhos, idades, raças e, a maioria, sem raça definida. O abandono ocorre por diversos motivos. Na verdade, os mais variados e fúteis como mudança de residência, separação de casais, “porque cresceu muito” ou rói as coisas, faz muito xixi e cocô, ficou doente, está com bicheira, berne, carrapatos ou pulgas, está velho, a ração é cara etc. E o pior, em vésperas de férias, Natal e Ano Novo, não tendo onde e com quem deixar, a opção é ainda mais cruel. Abandonam seus animais nas praças, ruas, pet shops, em clínicas veterinárias, portões de residências etc.
Muitos já foram abandonados ainda filhotes, por culpa de proprietários irresponsáveis. Ao terem acesso livre às ruas, cães e gatos irão se reproduzir, sem que ninguém os queira acolher. A sociedade precisa se conscientizar de que animal de estimação não é algo descartável que, ao menor indício de problemas, abandona-se por conveniência. Quando acha que não serve mais para seus caprichos, simplesmente, “joga-se fora”.
Ele é um ser vivo que sente frio, dor, fome, solidão, medo etc.
Um animal de estimação também não é um brinquedo para o filho. A não ser que você o ensine a se responsabilizar pelo bichinho, cuidando-o, alimentando-o e limpando os seus dejetos. Aliás, acredite. Isto só fará com que ele aprenda a ser responsável e a entender a importância de qualquer ser vivo. Porém, cuidar de um animal deve ser uma opção sua e não imposta por outras ou a outras pessoas. O que pode ser agradável para você, pode não ser para quem recebe.
Lembre-se que, durante toda a sua vida, aproximadamente de 15 a 20 anos, ele vai precisar de sua atenção, dos seus cuidados e, além do mais, de muito carinho. Não basta alimentá-lo. É preciso mantê-lo saudável, vacinado, abrigado, além de lhe proporcionar atividades de lazer. Ou seja, ter um animal de estimação não traz só vantagens, exige tempo, despender de algum rendimento e também de dedicação, isto durante toda a sua vida. E não apenas durante um determinado tempo!
Portanto, antes de adquirir um animal de estimação, pense...
Cães e gatos podem viver por 15 anos ou mais. Você está disposto a mantê-los por todo este tempo?
• É preciso ter tempo e disposição para tratá-los.
• Você tem com quem deixar seu animal de estimação se precisar se ausentar?
• As pessoas que moram com você estão de acordo em conviver com um cachorro ou gato?
• Veja o tamanho que o cachorro irá atingir quando adulto.
• Cães e gatos, como todo ser vivo, geram custos.