05/06/2014
Inteligentes, carinhosos, limpos, adoráveis e... cheios de manias. Só quem possui um gato sabe do que ele é capaz. Apesar do forte senso de independência, ele sabe dedicar uma profunda afeição por seu dono. Para agradar, aceita aprender, mas quando quer. Educar um gato não significa mudar seus hábitos. Ele aprende, mas com personalidade! Exemplo: estropiar os móveis afiando as unhas. Os gatos arranham os móveis por dois motivos. Afiar as unhas das patas da frente e para deixar uma marca inconfundível para que outros gatos possam notar. Tipo: “Eu estive aqui. Afaste-se! Aqui é meu território!”. Para evitar destruições, basta oferecer um material que substitua o objeto, como um poste para gatos, encontrado em lojas de animais.
Mudar os hábitos de um gato é tão difícil quanto provar que focinho de porco é tomada. Cheios de personalidade, é mais fácil eles convencerem seus donos de que o que fazem é uma gracinha. E, a bem da verdade, é mesmo. Porque um bom gato é malandro. Diferente dos cães, eles são sutis. Muitos realizam verdadeiros rituais na hora de dormir. Principalmente, se a cama do dono é liberada. Eles escolhem o lugar certo, a posição certa e a hora certa para se aconchegar. Quem quiser que se ajeite da melhor forma. O cantinho escolhido ninguém tasca. É o canto dele...
Mas, essas manias felinas não incomodam. É difícil você se aborrecer com um gato. Eles são carinhosos, muito companheiros e têm dignidade.
Aqueles que conhecem bem a personalidade dos gatos sabem que se estes fossem humanos seriam uns gozadores. Querem ver? Uma mania que os gatos têm é de infernizar a vida dos cães. Quando não demonstram seu desprezo, ignorando-os, adoram provocar seus inimigos naturais sem pensar nas conseqüências. Em geral, se acomodam em algum lugar seguro e ficam assistindo o pobre cachorro se esgoelar de tanto latir. Vez ou outra bocejam ou se espreguiçam, como se estivessem entediados com todo aquele escândalo. Instinto ou manias? Não importa. O importante é conhecer o seu jeitão. Saber entender o que ele quer, suas necessidades e seu modo de amar. Um dos animais mais fascinantes da face da Terra, o gato está sempre pronto para conquistar a admiração do homem. Basta que nós deixemos. Ou... Que ele queira.