14/07/2017
Diariamente, vemos publicações nas redes sociais ou cartazes e faixas espalhadas pelas ruas de pessoas desesperadas por não saberem o paradeiro de seus cães ou gatos. Perder um animal de estimação é uma experiência extremamente triste e dolorosa. São muitas as causas de desaparecimento, como cães e gatos que resolvem se aventurar pelas ruas e desaparecem para sempre. Cães podem se assustar com fogos e pular muros e portões, machos não castrados adoram sair atrás de cadelas no cio, portões abertos por descuido facilitam as fugas. Fora os casos de roubos de animais, cada vez mais comuns.
Na grande maioria das vezes, encontrá-los pode ser uma missão muito difícil e até mesmo inglória, por se tornarem vítimas de atropelamentos, da maldade humana, como envenenamentos, ataques de outros animais ou mesmo, por não encontrar o caminho de volta, acabam morrendo nas ruas por sede e inanição.
Mas saiba que, graças à tecnologia, já existem sistemas de gerenciamento de localização, em tempo real, de cães de pequeno, médio e grande porte, cão guia, gatos, cavalos, gado ou qualquer tipo de animal, por meio da instalação do GPS, rastreadores via satélite de última geração. Mas, atenção! Não confunda com os microchips, que, ao contrário do que muitos pensam, não funcionam como localizadores, já que apenas contêm as informações do animal (desde vacinas até dados dos donos).
O sistema é o mesmo utilizado em rastreamento de automóveis, de celulares e de mapas. Alguns dispositivos já podem ser encontrados no mercado. Um deles, é uma coleira com GPS e sistema wi-fi, compatível com IOS e Android. Elas monitoram uma área delimitada pelo dono. Se o animal ultrapassar esse limite, o dono e mais cinco pessoas cadastradas receberão um alerta com uma mensagem por e-mail, torpedos ou aplicativos.
Outra linha é um equipamento com GPS e conexão wireless que executa em tempo real informações como localização, relatório de rotas percorridas, cerca eletrônica, metros percorridos ao dia, status da bateria do sistema, entre outras ferramentas. Vale a pena conferir o que já existe!
Como o sistema é novidade no mercado brasileiro, os valores ainda são altos. Mas, qualquer coisa vale a sua tranqüilidade e a segurança de seu amigão!
Fonte: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/gps-para-caes/