09/09/2014
Parece nome de doença, mas não é. A vermiculita é um mineral e é a dica da vez!
Usamos este mineral misturado à terra vegetal de nossos canteiros e vasos. A vermiculita é formada por várias camadas bem fininhas capazes de armazenar água e nutrientes, como cálcio e potássio retirados do solo.
Nas épocas de estiagem, ela passa a ser fonte dos nutrientes armazenados que são liberados conforme a temperatura do solo aumenta. Ela também impede o ressecamento da terra e é indicada para áreas de reflorestamento e culturas.
E em lugares de terra argilosa, ressecada, ela funciona como um bom “condicionador de solo” , transformando a terra seca em uma terra porosa e arejada, tornando possível o plantio.
Vale lembrar que uma terra bem soltinha faz com que as raízes das plantas cresçam livremente e se acomodem ao solo, refletindo em sua planta que, com certeza, será mais forte e vigorosa.
Podemos encontrar Vermiculita nos gardens ou em lojas de produtos agrícolas. Não é cara e rende muito.
Para usá-la em vaso calcule a proporção de quatro porções de terra vegetal para uma de vermiculita. A mesma referência use para canteiros. Mas se for usá-la para otimizar um solo ruim e transformá-lo em um canteiro de plantas, veja as dicas a seguir:
*Com uma enxada, afofe bem a terra quebrando os torrões;
*Acrescente terra vegetal boa e rica em composto orgânico. Para cada dois baldes de terra, misture meio balde de vermiculita. Se a terra for muito ruim coloque na proporção de 2x1.
*Para horta, ela é indicada tanto para canteiros como para a sementeira.
Experimente esse mineral. Você vai ver a resposta em suas plantas. Lembre-se: para se ter uma planta saudável é muito importante que as raízes delas estejam bem acomodadas e livres para crescer.