30/04/2012
Ela esta no seu auge!!! Poucas folhas e seu galhos em pipocados de botões e flores cor de rosa choque, suferino, algo assim...ipoméia rubra....
São as borboletas ,beija-flor, e a abelha jataí os maiores apreciadores da sua beleza , oquesó enriquece o espectáculo de quem tem um planta desta em seu jardim.
É muito fácil cuidar de uma Ipoméia. Ela é uma trepadeira, ótima para cercas, pergolados …..Não perde suas folhas totalmente em nenhuma estação...a não ser que seja atacadas por formigas.. Neste caso, descubra de onde estão vindo, o endereço do formigueiro.
Coloque no caminho delas gergelim, sem colocar a sua mão nos grãos. Borrife agua com pimenta e vermelha crua batida no liquidificador , por onde sobem as formigas.Se o ataque esta grande, enrole algodão no pé das plantas...hahahah...as formigas se atrapalham todas...se tiver tempo dê uma olhada, sábado...domingo de manhã...Lembre-se você mora na Granja Viana!!!
Voltando as Ipoméias... Elas florescem por todo ano, só não no Inverno. Gostam muito de Sol pleno , mas se adaptam a meia -sombra.. Gostam de um solo bem arejado e rico em composto orgânico. Coloque a cada mês húmus de minhoca de boa qualidade em sua coroa..Você também pode cultivar uma Ipoméia e vasos, escolha uma vaso grande e alto para que possa ter suas raízes a vontade.
Coloque pedras ou argila expandida para drenar e preencha com terra de boa qualidade misturada com húmus de minhoca na proporção de 1 de húmus para 2 de terra.Lembre -se que no vaso você é responsável pelas regas. Mesmo que esteja ao ar livre, em tempos secos é preciso que regue, dia -sim , dia-não.
As podas devem ser feitas, nos períodos após as floradas. Cuide para que seu corte seja lancetado, corte retos permitem que a água pare nos ponteiros e podem até apodrecer todo o galho..
As ipoméias são nativas das Indias do Oriete,mas hoje podemos dizer, tal a sua adaptação no nosso clima,que esta quase brazuca!!
Uma paulistinha que gosta muito da regiãoda Granja Viana!!!