TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Jardim Voltar

23/09/2014

A espada do seu jardim


Com a força da África, a Espada de São Jorge (ou Sansevéria trifaciata) traz para a nossa paisagem a mistura e o misticismo típica do povo brasileiro. A planta tem forma de lança, é resistente ao Sol, mas prefere a meia sombra. Não exige terra boa, suporta longos períodos de seca e se multiplica com muita facilidade. A Espada de São Jorge aceita ser plantada em vasos, se dá bem em ambientes internos, desde que receba quatro horas de luz, no mínimo.

Suas folhas rajadas como couro de cobra podem ser verdes e prata ou ainda se apresentar com uma borda amarela. Em épocas de seca, desde o fim de Maio até o mês de Agosto, as flores aparecem. O pendão branco com flores brancas se assemelham às da Angélica (ou Polianthes tuberosa). São flores delicadas... flores da Lua! Em noites claras e frias, libera seu suave, bem suave, perfume. Elas mostram a doçura nascendo em meio a espadas guardiãs. Duram pouco, é um singelo e curto espetáculo. Vale a pena vigiar para não perder!

A Sansevéria também é chamada de Espada de Ogum, e as com bordas amarelas Espada de Oxossi. Ela traz consigo o misticismo africano e é usada na entrada das casas para proteção, rituais de limpeza espiritual e na representação de Guias e Orixás.

Mas, muito cuidado, não deixe seus filhos e animais domésticos comerem suas folhas, nem mesmo brincarem com elas. Elas podem causar reações alérgicas muito fortes se sua seiva entrar em contacto com a corrente sanguínea. 


Veja mais

Acerola e Aceroleira
Jatrofa Podagrica
Época de Jasmim Manga
Primavera verde e amarela
Narciso, a flor de Agosto
Hortênsias: um toque azul no jardim
Plantas Nativas … por que plantar??
A Bela Emilia, plumbago auriculata!
Perpétua, a flor que não murcha
Minha planta está com piolho!
A Festa do Caqui! Por Regina
Marianinha, arbusto com buquês
Iris Neomarica caerulea "Regina"
Jasmim, a poesia do Outono!
Espatódea, a árvore do beija-flor
Seis plantinhas repelentes
Rosa, Rosinhas e Roseiras!
Jasminum azoricum, o Jasmim dos Açores
Que tal uma Berinjela no vaso??
"Pé de Escova de Garrafa" no meu jardim...

 


Regina Bittencourt

Regina Bittencourt, se apresenta como jardineira. Gosta de estar sempre perto das plantas , descobrir seus segredos e a melhor maneira de cuidá-las. Trabalha na Granja há 18 anos.

Pesquisar




X

























© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR