24/10/2013
Um remédio semeado pelos pássaros, mas nocivo para as árvores. O nome científico é Struthanthus flexicaulis. Sua semente é espalhada pelos passarinhos e ela se instala nas árvores . No começo são finas hastes que abraçam os troncos, Aos poucos ela penetra no tronco e a passa se alimentar da seiva da árvore hospedeira. Essa vai enfraquecendo e fica ao dispor de pragas e doenças.Os finos galhos tomam forma e engrossam e com o passar do tempo vão estrangulando os galhos que a apoia.
Mas toda moeda tem as duas face. A Mãe Natureza não criaria um planta somente para ser uma parasita. Ela é um ótimo remédio para problemas no aparelho respiratório. O chá de suas folhas é bom descongestionante. Consulte um Naturólogo.
Se você se interessar pelos poderes medicinais da erva de passarinho, reserve uma árvore para o sacrifício de hospedá-la e controle para que ela não se espalhe em seu jardim. De maneira geral a presença dela é uma grande ameaça as árvores de seu jardim. Não adianta procurar o seu começo para arrancá-la porque ela não tem começo nem fim. Algumas variações da espécie, as de folha miúda, rebrotam com apenas um fio de seu cipó. Por isso, a dica é a poda, mesmo que seja radical, procure podar a planta empestada em épocas de pouca chuva, assim sua árvore demora menos para cicatrizar o corte.
Agora na Primavera muita atenção! As copas estão ficando cheias de folhas novas, que se misturam facilmente as ervas parasitas, de uma olhada mais demorada para suas árvores e veja se há não folhinhas diferentes…..elimine logo pois a ”chuva criadeira” da Estação favorece o rápido crescimento da erva de passarinho.