20/08/2009
A palestra da brasileira May East, educadora em sustentabilidade, aconteceu em uma tarde ensolarada, no Centro de Educação para a Sustentabilidade Alphaville, em um lugar criado com os princípios da bioconstrução: estrutura de bambu, piso de borracha e cerâmica reciclada, vidros reciclados, além de outras criativas soluções sustentáveis por todos os lados. Ela estava lá para o lançamento do Prêmio AlphaVille de Urbanismo Sustentável. E, logo de início, impactou a audiência com a frase: "uma crise é uma coisa terrível de se desperdiçar", da economista norte-americana Hazel Anderson.
Ao longo de duas horas, a diretora do programa Gaia Education discorreu sobre os problemas que estamos enfrentando hoje no Planeta e sobre os possíveis caminhos que podemos trilhar. Também alertou a todos sobre a necessidade e urgência de se exercer um papel pró-ativo na transição sustentável. May, ex-roqueira da banda Gang 90 & as Absurdettes, sucesso nos anos 1980, é também conhecida como a "embaixatriz" dos brasileiros que participam de programas relacionados a esta transição na ecovila de Findhorn, na Escócia, onde vive há 18 anos. May afirma que lá conseguiram reduzir sua pegada ecológica (impacto sobre o uso de recursos naturais) em metade em relação a todo Reino Unido.
O declínio do petróleo, da água, das florestas...
Segundo May, seriam necessários quatro Planetas Terra e meio para dar conta do padrão consumista da América do Norte, por exemplo. Ela afirma que a atual geração atingiu o ápice de maior consumo e incentivou a todos a unirem reflexão à ação, em prol da transição para um mundo sustentável. O redesenho sustentável abrange os aspectos sociais, econômicos e ecológicos e propõe uma nova visão de mundo, principalmente no que diz respeito ao consumismo desenfreado e exacerbado, baseado na equivocada idéia de recursos infinitos e eternamente à nossa disposição.
Palavras de ordem
"Adiar a ação não é mais uma opção" e "é preciso mudar o design insustentável atual" foram palavras de ordem da porta-voz da sustentabilidade, que também apresentou à platéia as noções de resiliência e de "up-ciclar": a primeira seria a capacidade do sistema de absorver a mudança e de se manter coeso e em funcionamento e a última propõe ir além do reciclar: criarmos produtos que serão reciclados eternamente, sem jamais irem parar no aterro sanitário.
Granja Viana desenhando a mudança
"Ou desenhamos a mudança, ou vamos ser vítimas dela", afirmou East. E uma forma de se desenhar esta mudança urgente e inadiável pode ser participar do movimento Transition Towns, ou Cidades da Transição, do qual ela é uma das principais articuladoras. Este movimento está chegando no Brasil e a Granja Viana e Barueri são iniciativas pioneiras. Por já estar indo para o quarto encontro, May East recomendou à audiência que falasse com os granjeiros presentes à palestra para saberem mais detalhes sobre o movimento no Brasil. Em São Paulo, o bairro da Vila Mariana também aderiu e a cidade-satélite de Serra, no Espírito Santo, é um exemplo do quanto vale a pena ingressar na proposta da transição para a sustentabilidade.
Ações sustentáveis já
May enfatiza que todos são necessários para a transição sustentável. Criar uma visão positiva de futuro depende de cada um e pode começar agora. Universitários nas áreas de engenharia, arquitetura e urbanismo de todo o País podem participar do Prêmio AlphaVille de Urbanismo Sustentável. E os granjeiros interessados em participar da transição para uma Granja Viana sustentável são mais que bem-vindos. Que tal participar do novo encontro do TTGV (Transition Towns Granja Viana) no dia 27 de agosto?
Transition Towns Granja Viana – 4º. Encontro
Dia 27 de agosto – quinta-feira próxima
Em continuidade às reuniões do Transition Towns, já está agendado o 4º. encontro, que será na próxima quinta-feira, dia 27 de agosto. No roteiro, estão previstos 5 minutos de Meditação, "Dinâmica da árvore dos desejos" e "Muro das lamentações", e um Vídeo sobre o TT.
Data: 27 de agosto, das 20 às 21h30
Local: Delegacia da Granja Viana
Rua: Rua Mazel, 22, Parque São George, Cotia - SP
Organizado por: TT Granja Viana - Issa Menezes – 9941-3481
Para saber mais:
www.transitiontowns.org
http://transitionbrasil.ning.com
www.cris.org.br/Transition_Towns.html
www.premioalphaville.com.br
www.gaiaeducation.net
www.cifalfindhorn.org