13/02/2009
Boa semana vizinhos da Granja e de Cotia:
A chuva não está dando trégua, e a nossa Granja não está dando conta. Cada dia que passa é um buraco novo, um muro no chão, um alagamento. Muitas pessoas podem aproveitar e culpar o poder público, que claro, tem uma parcela de responsabilidade pela falta de fiscalização.
Mas será que não somos nós os maiores culpados por tudo o que está acontecendo?
Não é o "bicho homem" que constrói suas casas à beira dos rios, em ocupações irregulares?
Não é esse mesmo homem que não recicla seu lixo, e/ou o joga nas águas do rio achando que a água vai levar prá longe, transferindo seu problema para o vizinho?
Não é o tal bicho que constrói pontes em cima de córregos, que ajuda a assorear a área e depois se vê debaixo d´agua, como é o caso aqui do centrinho?
Reclamar da enchente é muito fácil.
Educar cada cidadão é que é o mais difícil.
A natureza é sábia e generosa.
Porém ela só nos dá de volta o que recebe de nós. Mais cedo ou mais tarde. Se não mudarmos a nossa conduta, se não nos preocuparmos um pouco mais com o umbigo do vizinho, a coisa só tende a piorar. Por que é fácil fechar o portão de casa e se isolar do mundo. Mas será que a consciência de cada um vai nos deixar dormir com isso? Vendo o vizinho com a casa debaixo d´agua por causa de um saquinho de lixo que você jogou no rio ou na rua?
O conceito de Sustentabilidade está relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
A Sustentabilidade abrange desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Ser sustentável, é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido.
"Suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".
Que tal acordar amanhã com uma nova visão de vida?
Fau Barbosa
De Olho na Granja e no bem-estar das pessoas que estão à nossa volta.