15/10/2009
Recentemente, participei de um piquenique de confraternização na Ecovila Clareando, no município de Piracaia, que fica a uma hora e meia da Granja.
O convite partiu de Edson Hiroshi, idealizador e fundador da ecovila, e também do acampamento Franciscando, em Jarinu, onde crianças e jovens passam férias de inverno e de verão. Acredito que éramos cerca de 100 (acampantes e familiares) e, só de granjeiros, éramos quase 30!
Conhecendo uma ecovila
Hiroshi nos convidou para conhecer a Ecovila Clareando e suas casas sustentáveis. Foram formados vários grupos para a visitação. Conhecemos a casa ecológica do Hiroshi; o Sistema de Tratamento de Esgoto Lavoisier; uma composteira de lixo; a fabricação artesanal de adobe (um "tijolo" ecológico, à base de barro, areia e esterco); uma floresta de bambu, que fornece bambu para as casas da ecovila; o sistema de captação de água da chuva em todas as casas, dentre muitas outras soluções novas ou resgatadas, sempre com o mesmo intuito: preservar o planeta.
Vontade de pôr em prática os princípios da construção sustentável
O clima único e fraternal dos acampamentos Franciscando contagiou a todos. Hiroshi, com seu violão e carisma, uniu os participantes que cantaram abraçados, em uma grande roda. Saímos da ecovila pra lá de sensibilizados e inspirados. E o melhor de tudo é que muitas das idéias postas em prática na Clareando podem ser adotadas em qualquer lugar, a qualquer momento. E por que não aqui e agora?
Construindo com sustentabilidade na Granja
Conversei com a arquiteta e bióloga Martha Nader, granjeira há 26 anos. Ela é sócia da Ecohabitar, empresa de arquitetura e construção sustentável, fundada há 2 anos na Granja. Pedi a ela orientações e soluções sustentáveis - simples e possíveis - para pormos em prática ao construirmos ou reformarmos nossas casas.
Veja as dicas de Martha para os granjeiros, literalmente, porem as mãos à obra... sustentável!
O design inteligente
O design inteligente é a base para uma arquitetura sustentável. O bom projeto se integra à paisagem, aproveita o regime de ventos, a orientação solar e a diminuição do uso de recursos da natureza.
A dica de Martha: invista no projeto. “Cada real que você gastar nele, você vai economizar na obra, em resíduos, em materiais. Para mim, uma obra sem projeto é uma das coisas menos sustentáveis que existem.”
Materiais ecológicos
Fique atento à origem e ao ciclo de produção dos materiais, dando preferência àqueles com baixa manutenção e menos geradores de resíduos e impacto.
A dica de Martha: escolhas inteligentes “Escolha sempre os materiais que você vai usar pensando em sua economia e durabilidade. Pense no custo de operação. A casa tem que ser econômica ao longo de sua vida útil. E questione sempre! Por exemplo: 5 banheiros para quê?”
Economia de energia e de água
Procure aumentar a eficiência energética de sua casa. Existem no mercado tecnologias simples, comercializadas a preços acessíveis. Captar água da chuva e usar aparelhos e tecnologias que reduzem o consumo são algumas das ferramentas disponíveis no mercado para combater o desperdício de água, bem cada vez mais escasso e caro.
A dica de Martha: idéias para pôr em prática já! “Existem kits prontos à venda nas casas de materiais de construção: painéis solares (sua conta de luz vai ficar de 40 a 50% mais barata); kit para reuso de água de chuva, torneiras econômicas, descarga com duas vazões (economia para o bolso e para a água do Planeta!). Simplesmente, não dá para não utilizar estes avanços em uma obra.”
Preservar é preciso
É preciso termos consciência da necessidade de preservar recursos para as gerações futuras. Como a atividade imobiliária é a maior responsável pelo consumo de matéria-prima no planeta, é fundamental que as preocupações com o meio-ambiente estejam sempre presentes em projetos e obras.
A dica de Martha: preserve sempre. “Sempre vale a pena. Não fique esperando atitudes dos outros (principalmente do seu vizinho!). Experimente poupar as árvores do seu terreno. Você vai se orgulhar de ter preservado o seu – e o nosso - patrimônio!”
Alguns links para você saber mais sobre construção sustentável!
Ecohabitar Arquitetura e Construção
www.ecohabitararquitetura.com.br
Site da empresa Ecohabitar, da arquiteta e bióloga Martha Nader e seu sócio Gonçalo Soares. Dentro do site é possível acessar o blog com discussões interessantes sobre construções sustentáveis.
Ecovila Clareando
www.ecovilaclareando.com.br
Site sobre a Ecovila Clareando, em Piracaia, SP, idealizada e fundada pelo agrônomo Edson Hiroshi.
Gaiatos e Gaianos
www.planetasustentavel.abril.com.br/blog/gaiatos
O blog da jornalista Giuliana Capello divulga muitos textos, informações e relatos sobre construções sustentáveis e assuntos da área.
Instituto Visão Futuro
www.visaofuturo.org.br
Site sobre uma instituição que promove palestras e cursos sobre Bioeconomia e modelos auto-sustentáveis.
Ecocentro IPEC
www.ecocentro.org
Página dedicada à publicação de cursos sobre Permacultura e ecovilas do cerrado. Também temos aqui a divulgação de tecnologias e soluções na área de sustentabilidade.
Findhorn
www.findhorn.org
Página em inglês sobre ecovilas, centro de educação e sociedades espirituais. O site divulga também alguns modelos de sustentabilidade.
Agenda 21 na Wikipédia
pt.wikipedia.org/wiki/Agenda_21
Página de conteúdo na enciclopédia on-line que traz os principais pontos da Agenda 21, documento elaborado depois da Rio 92 (Eco 92).
IPEMA
www.ipemabrasil.org.br/ecovilas.htm
O site do Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica divulga informações sobre a área, cursos e o trabalho de muitas outras ecovilas espalhadas pelo país.
Fotos: Ligia Vargas