TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Divã na Internet Voltar

10/02/2010

Internet Segura por Maluh Duprat


Nesta terça feira que passou, dia 9/2, realizou-se em todo o mundo o Dia da Internet Segura, cujo objetivo óbvio foi de alertar os usuários da rede para os perigos da exposição indevida, que incluem reputação arranhada ou adulterada, cyberbulling, invasão de privacidade, vírus, fraudes, roubos de senhas, entre outros. Uma ferramenta de infinitas e inquestionáveis qualidades, a Internet é também um canal que muitos utilizam para drenar o que tem de mais perverso. E às vezes, o perigo não está só no mau uso feito pelos outros, mas pelo próprio internauta, que não avalia o risco de colocar on line informações pessoais e como elas poderão ser usadas contra si mesmo.

Quanto mais navegamos pela rede, voluntária ou involuntariamente, vamos deixando rastros da nossa passagem, criando um perfil ou uma reputação on line, que muitas vezes nem fomos nós que definimos, mas o próprio uso da net. E cabe a nós zelar por essa reputação para que não sejamos prejudicados, esse é um dos alertas da Internet Segura. Mesmo quando o perfil, comentários ou fotos forem postados pelo próprio usuário, mais uma razão ainda para cuidar da imagem que ele está querendo transmitir. Sempre é bom lembrar que se hoje somos e pensamos de um jeito, amanhã poderemos mudar de idéia ou de conduta, mas aí a imagem anterior já ficou gravada.

Há hoje diversas ferramentas gratuitas para conferir a quantas anda seu visual na rede, além do cotado Google, que podem ajudar a manter ilesa sua reputação, vale acessar:

Yansi (www.yansi.com) - Além de busca de nomes e contatos da pessoa, inclui informações de outros sites, como LinkedIn e Google.

SocialMention (www.socialmention.com) - Plataforma de pesquisa e informação de conteúdos produzidos por usuários, inclusive o que dizem de você ou de sua empresa em mídias como Facebook, Twitter, Youtube, Google etc. Também envia para sua caixa postal qualquer palavra-chave que você programar.

Technorati (http://technorati.com) - Ferramenta de busca em blogs, mesmo estilo do BlogPulse e BackType.

Addict-o-matic (http://addictomatic.com) - Fornece as citações mais recentes a partir do seu nome, organizadas por sites ou blogs de onde provêm, permitindo que o próprio usuário organize a sua página de informações.
TweetBeep (http://tweetbeep.com) -  Sempre que alguém tuitar seu nome, o site lhe envia um aviso por e-mail, como o Twitter Search.


Outras dicas de proteção na rede incluem trocas periódicas de senhas, cuidados ao abrir anexos e não baixar arquivos de origem duvidosa, denunciar em sites oficiais como o Safernet aquilo que julgar de conteúdo criminoso, manter o antivírus atualizado e um firewall instalado. E não perca de vista o bom senso, para não por sua vida pessoal e profissional em risco e ficar bem na fita, pois atualmente as empresas também navegam pela rede para conhecer melhor seus candidatos e funcionários.

A vida seria bem mais fácil e divertida se não tivéssemos que tomar tantos cuidados com tudo o que nos envolve, mas também é uma forma de aprendermos que saúde virtual também precisa ser cuidada.


Veja mais

Pai nosso de cada dia
Dicas e cuidados na Black Friday
No Olho do Furacão - Apenas o Essencial
De antenas ligadas por Maluh
Autoamáveis por Maluh
Contentes Contatos
Aprendiz de Feiticeiro Por Maluh
Novos tempos!
Internet parceira no vestibular
A escolha profissional - o futuro à vista!
Internet: um desafio para a Educação
Educar ou punir
De perto, ninguém é normal
Era digital: um novo modo de vida
Internet: E a vida depois da morte?
Resiliência - Cirulink indica o caminho da superação
Resiliência - Nossa história não é nosso destino
Pai nosso de cada dia
A voz do povo é a voz de Deus?
Sorria, você está sendo filmado!

 


Maluh Duprat

Maluh Duprat é psicóloga clínica, orientadora vocacional e membro do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática (NPPI), da PUC/SP.

Pesquisar




X















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR