04/08/2011
O início do segundo semestre, para os que estão terminando o Ensino Médio, costuma trazer bastante apreensão diante do que vem pela frente: a escolha profissional, a passagem pelo vestibular e os recursos que necessitam para enfrentar os exames.
Escolher bem uma profissão requer decisão e determinação, implica em abrir mão de coisas ou situações conhecidas para ir de encontro a outras, totalmente novas, nas quais se veem as maiores chances de realizar um trabalho bem feito, competente e prazeroso. E se possível, bem remunerado!
Para essa empreitada, autoconhecimento e informação são essenciais para minimizar os riscos de arrependimento de uma opção mal feita. Outros fatores que devem ser lembrados nesse momento são mercado de trabalho, habilidades pessoais, custo do curso, profissionais com os quais conviverá futuramente, ritmo de trabalho, remuneração, opinião de quem trabalha nas áreas de maior interesse etc.. Observar quando se é mais produtivo também ajuda - sozinho ou em equipe, em que hora do dia, em ambientes internos ou externos, silenciosos ou agitados, com maior ou menor deslocamento, facilidade ou não de conciliar as atividades pessoais com o trabalho e por aí afora.
Muitos recursos podem ajudar na escolha e no estudo que prepara o aluno para os exames: além dos cursinhos preparatórios, hoje a internet é uma valiosíssima ferramenta para o estudante e futuro profissional. Além do caráter informativo, a web é provavelmente um dos meios de comunicação mais acessados, uma rede sem fim de conhecimentos e relacionamentos. Dado o hábito que o jovem tem de estar conectado na net a maior parte do tempo, por que não tirar partido dessa prática também para esse fim? São muitos os caminhos na rede que permitem conciliar a interatividade social com o estudo, deixando-o mais atraente e produtivo. Organizar grupos de estudo online com os amigos ou aberto a outros interessados é uma ótima opção, pois além da troca de idéias e esclarecimento de dúvidas, dividir a tensão também ajuda a diminuir o estresse que acompanha a chegada das provas. Mas é importante frisar que para qualquer forma de estudar que se eleja, disciplina e responsabilidade são fundamentais. É muito gostoso bater papo com os amigos, mas nesse momento tão importante da vida, é um bom treino de escolha bem feita saber dosar os momentos de lazer com as horas reservadas ao estudo.
E uma forma mais profunda de se obter ajuda nessa fase é a Orientação Vocacional, uma série de sessões semanais, individuais ou em grupo, nas quais um psicólogo habilitado, através de muitas conversas com o aluno e uso de técnicas variadas, promove um mergulho no seu autoconhecimento e faz um longo levantamento de suas habilidades e interesses. E a partir de informações fornecidas sobre cursos e carreiras disponíveis, relaciona os recursos que o jovem dispõe ao perfil das profissões preferidas. Um trabalho muito rico, que além de orientar na escolha da carreira, trabalha outras eventuais pendências da vida pessoal do aluno, para que a nova fase se inicie com o caminho livre e muita disposição para o futuro que o aguarda.