03/08/2006
Seu humor varia com a Lua? Para quem acredita em astrologia, é um prato cheio prestar atenção em como a posição da Lua na data de nascimento atua no subconsciente de cada um. Experimente. Como diz a astróloga Marcia Mattos, autora de "O Livro da Lua", "qual a melhor maneira de planejar nossas vidas senão de acordo com os ritmos e ciclos espontâneos da natureza?"
Se você ainda não sabe qual é a sua Lua, publicamos, no final desta matéria, tabelas para calcular a posição do astro em relação ao dia em que você nasceu. Lembramos que a tabela pode não ter a precisão necessária, pois não leva em conta a hora do nascimento e o horário de verão - apenas o dia, mês e ano. Ainda assim, podemos enumerar vários motivos pelos quais vale a pena a brincadeira.
Único satélite regido pela Terra, a energia que a Lua reflete do Sol é grande o suficiente para atingir todo o planeta. Ela influencia, principalmente, o que há de mais volúvel na Terra, o estado líquido, que corresponde a cerca de 70% do espaço em que habitamos.
A mesma quantidade de líquido também participa do nosso organismo. São as chamadas marés humanas que contêm os hormônios e as secreções. Por isso, a Lua exerce muita força sobre grande parte das mudanças emocionais. As mulheres, por carregarem um corpo sensível a mudanças hormonais, sofrem mais os efeitos dos diferentes ciclos da Lua.
A presença da Lua rege nossas primeiras reações diante do inesperado, os sentimentos mais brutos, aquilo sobre o qual não temos domínio. Também chamado de subconsciente. Pessoas "de lua" são levadas pelas emoções e têm o humor inconstante, mutável como o satélite.