TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

de Olho na Granja

26/01/2021

Projeto Inspire


A valiosa contribuição de um ex-granjeiro à sociedade brasileira!

E começou 2021! Sim, 2020 foi um ano cheio de desafios, a pandemia nos trouxe angústias e incertezas, mas aqui na coluna conseguimos trazer exemplos de coisas boas que aconteceram. Ações solidárias, grupos que se organizaram para mobilizar recursos e doações para levar a quem precisa, histórias inspiradoras de pessoas comuns que decidiram arregaçar as mangas ou intensificar as ações que já faziam. E finalizamos o ano com um pouco da história de quem cuida de cães abandonados, as Protetoras Independentes da Granja Viana.

 Vamos começar o ano falando de ciência? No decorrer de 2020, o Brasil e o mundo viram iniciativas de pesquisas nas diversas áreas do conhecimento com o objetivo de minimizar os impactos da pandemia, solucionar problemas, ajudar pessoas. O Projeto Inspire é um deles: trata-se de um suporte respiratório para uso emergencial, desenvolvido pela Escola Politécnica (Poli-USP) e produzido em parceria com o Centro Tecnológico da Marinha, em São Paulo. E o que a Granja Viana tem a ver com isso? O coordenador do projeto e professor da Poli, Raul Gonzalez Lima é ex-granjeiro! Morador na região por 20 anos, ele e a esposa Liane compraram um terreno e construiram sua casa próximo ao km 22 da Rodovia Raposo Tavares. Há pouco mais de 1 ano se mudaram, mas ainda mantêm laços de amizade na região.

Em sua carreira como engenheiro e professor, Raul é reconhecido como um cientista que não atua “apenas em métodos matemáticos e computacionais, mas também vai ao laboratório e faz experiências”, conforme ressalta o amigo e também professor da Poli, Celso Pupo Pesce. Essas experiências foram se aproximando da biomedicina, por isso ele já fez parcerias com faculdades de odontologia, medicina e veterinária para o desenvolvimento de próteses, tomógrafos de impedância e diversos equipamentos voltados para as necessidades hospitalares.

Em março/2020, um pedido à comunidade politécnica feito pela diretora da Poli, profª Liedi Bernucci, foi marcante: “Atuem para ajudar a sociedade”. E começava ali uma intensa troca de informações com diversos profissionais de outras unidades da USP e de outras instituições. Nascia o Inspire, um suporte respiratório de baixo custo, livre de patente, de rápida produção e com insumos nacionais. A colaboração de vários pesquisadores, o apoio financeiro de doadores corporativos e individuais, além de parcerias com fabricantes de insumos, foram essenciais. Raul ilustra em uma curta frase o que aconteceu: “A prontidão transbordou”.  

Depois de realizados os testes clínicos do equipamento com pacientes do Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, sua produção emergencial foi aprovada pela ANVISA em setembro/2020. Até o final do ano passado, 75 equipamentos já haviam sido doados para hospitais nos Estados de São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Amazonas.

Recentemente, 28 respiradores foram entregues a hospitais de Manaus e Raul foi pessoalmente dar treinamento aos profissionais de saúde, diante da emergência sanitária em que se encontra a cidade. “O Projeto Inspire teve início em março do ano passado, há dez meses, e, felizmente, hoje somos capazes de entregar para a população um produto de qualidade, capaz de atender às suas necessidades emergenciais. É muito gratificante participar de um projeto como esse, cumprindo a nossa vocação como universidade pública de pesquisa”, ressaltou Raúl.

Que bom termos histórias assim, inspiradoras, para contar de gente tão próxima da gente!! Que isso inspire mais pessoas a se dedicarem à ciência, seja qual for, contribuindo para a sociedade de forma efetiva. Gratidão, Raul! Gratidão a todos os que participaram direta ou indiretamente do Projeto Inspire! Mais informações, acesse https://www.poli.usp.br/inspire.

Fontes: 

https://www.politecnicos.org.br/raul

https://jornal.usp.br/institucional/

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia


Veja mais

Projeto Inspire
Protetoras Independentes
A solidariedade continua
Casa do Moinho
Unidos por Carapicuíba
Histórias inspiradoras
Ações solidárias
Notícias boas
Movimentos Cidadãos
Movimentos Cidadãos
A jovem Greta
Eleições 2006

 


Marise Barbosa Uemura

Marise é  Professora de empreendedorismo, pesquisadora e doutoranda em Administração de Empresas na FEAUSP. Moradora da Granja há 15 anos, acredita na educação e na prática da cidadania para transformar realidades. Como ativista social e ambiental, luta por um planeta mais sustentável e por uma Granja melhor para os granjeiros. “A melhoria de nosso entorno depende de nós! Juntos somos mais fortes!”

Pesquisar




X

























© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR