31/03/2020
Desde a última publicação, no mês de fevereiro, muitas coisas boas aconteceram aqui na região! Vamos manter essa corrente de solidariedade, colaboração e ações pela melhoria da comunidade, ações estas que serão cada vez mais necessárias quando essa crise passar.
Uma iniciativa de moradores da região que marcou presença foi o projeto Geladeira Literária, do Desperta Já Cotia. A ideia, que já existe e tem sido difundida por diferentes grupos da sociedade (até mesmo pela gestão pública municipal) é simples: transformar uma geladeira, que não funciona mais e seria descartada, em uma biblioteca de livros!
Tudo começou no segundo semestre de 2019 com a busca por geladeiras - duas foram doadas e retiradas com a ajuda de voluntários (uma na Granja Viana e outra em Barueri). Enquanto as geladeiras eram preparadas (limpeza, pintura e adesivagem), iniciava-se a campanha de arrecadação de livros. A escola Raquel Natação foi o local escolhido: lá ficaram o banner do projeto e uma caixa para a colocação dos livros. Em algumas semanas, centenas de livros foram doados, que passaram por uma triagem, seguindo o perfil que seria adequado às geladeiras em preparação.
Passadas as festas de final de ano e férias escolares, geladeiras prontas para serem entregues aos destinatários. E quem foram os felizardos? A primeira foi para a Associação de Amigos do Jardim Nova Cotia, uma associação de bairro formada em 1999 com o objetivo de acolher moradores carentes da região. A geladeira literária foi entregue cheia de livros infantis e infanto-juvenis em um evento voltado às crianças do bairro, coordenado pelos voluntários da associação, com o apoio do grupo de voluntários do Desperta Já Cotia. Após as apresentações, foi a vez de “explorar” os livros da geladeira, que foi a grande sensação!
A outra geladeira foi preparada para a Casa do Moinho, organização não governamental sem fins lucrativos que atua, desde 1998, na formação de jovens em situação de vulnerabilidade social. Localizada na região da Granja Viana, a Casa do Moinho oferece cursos complementares e profissionalizantes para meninas a partir de 11 anos. A geladeira literária foi também recheada de livros infanto-juvenis, voltados às meninas de 11 a 14 anos, que cursam o Projeto Vida, com oficinas oferecidas diariamente na parte da manhã. Será ainda uma oportunidade para que as alunas se organizem e cuidem do presente: com o apoio da professora de português, elas serão as guardiãs da nova “biblioteca”.
E no final de fevereiro começou tudo de novo: nova campanha para conseguir geladeiras e nova campanha de arrecadação de livros, desta vez em parceira com a Academia Energy Granja Viana. E uma terceira geladeira foi preparada em tempo recorde para um parque muito querido da região: o CEMUCAM. O grupo acelerou o passo, pois precisava preparar para a semana de aniversário do parque e deu certo! A geladeira veio da Vila Leopoldina, foi pintada por um voluntário e desta vez recheada de livros variados, de acordo com o perfil dos frequentadores do parque. Em um ensolarado domingo, dia 08 de março, a geladeira foi entregue pelo grupo de voluntários do Desperta Já Cotia, com a presença do administrador do parque, membros da Associação de Amigos do Parque CEMUCAM e de visitantes, despertando curiosidade, interesse e muita gratidão por mais esse presente!
A entrega de geladeiras foi temporariamente suspensa devido às recomendações de isolamento social decorrentes do novo coronavírus. Porém, trabalho não falta, pois 6 geladeiras já estão na fila para serem preparadas. Enquanto isso, os livros arrecadados em 2 semanas de campanha estão sendo triados para suas futuras casas.
Em breve o grupo voltará a todo vapor. Aguardem!
Mais detalhes, acesse:
Desperta Já Cotia: @despertajacotia (Facebook)
Casa do Moinho: http://www.casadomoinho.org.br
Associação Amigos de Bairro Jardim Nova Cotia:
https://www.facebook.com/Assocjnc/