04/07/2024
Desta vez vamos conhecer um projeto idealizado pela M.AG Filmes, produtora audiovisual de Cotia. O projeto Lente Social vai contar, em três filmes documentais, histórias de três organizações sociais da região que fazem parte do Movimento Juntos Vamos Mais Longe: Instituto Âncora (Cotia), Instituto ComViver (Cotia) e Grupo Arte na Lata (Carapicuíba).
As produções terão a participação de estudantes universitários de Cinema e Audiovisual em situação de vulnerabilidade social e financeira.
A missão do Lente Social é estimular o empreendedorismo consciente e a competitividade da indústria criativa oferecendo ao mercado produtos audiovisuais de impacto social. “É um impacto social positivo e cíclico. É a pequena empresa que recebe apoio e investe em um projeto para incluir pessoas que estão à margem da sociedade. Estes jovens irão reverberar histórias de organizações sociais que atuam na redução da desigualdade social por meio da arte e cultura”, ressalta Magda Rimolo, fundadora da M.AG Filmes.
Para a seleção dos estudantes, a produtora firmou parceria com o Instituto Repartir, organização social sem fins lucrativos - fundada por moradores de Cotia - que atua para fortalecer a inclusão de estudantes de baixa renda nas universidades e no mercado de trabalho.
“As políticas de cotas e bolsas trouxeram um avanço significativo na inclusão de jovens de baixa renda nas universidades, mas ainda há muito o que se fazer para que estes estudantes se mantenham na faculdade. Por isso, acreditamos na importância de apoiar projetos como o Lente Social, que contribuirá para que os estudantes tenham aprendizado, renda e construam um portfólio para poderem se inserir no mercado de trabalho”, ressalta Luciana Alvarez, cofundadora do Instituto Repartir.
As filmagens dos documentários já começaram este mês. O projeto irá até fevereiro de 2025. “Temos a ambição de reproduzir o modelo de negócio do Lente Social no setor audiovisual em novas edições, formando novos coletivos com jovens estudantes de cinema e artes visuais em situação de vulnerabilidade financeira e social, mas captando recursos também de instituições privadas que apoiem causas sociais”, explica Magda.
O Lente Social é a realização do projeto Empreendedorismo Social no Audiovisual contemplado no Edital da Lei Paulo Gustavo 14/2023 do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo.
Para mais informações sobre o Lente Social, acesse o site ou pelo Instagram em @projeto_lentesocial .
Sobre a M.AG Filmes
A M.AG Filmes é uma produtora audiovisual independente engajada em produzir filmes documentais, construindo narrativas para empresas, organizações sociais e grupos culturais. Há 6 anos no mercado audiovisual, a M.AG Filmes conta com premiações e participações em festivais de cinema no Brasil e no exterior, e produziu vídeos e filmes para importantes marcas, como RaiaDrogasil, Henkel, Pritt, Loctite, Super Bonder, Cascola, Schwarzkopf, Arkema, Elemento Cultural, Governo de São Paulo, Dupont, Santander e Endeavor. Na área social, produziu conteúdos audiovisuais para as organizações sociais Grão da Vida, Bem Querer Mulher, Doutores das Águas, Guri na Roça, Instituto Cuidare e para o Instituto Repartir.
Conheça mais: www.magfilmes.com.br
Sobre o Instituto Repartir
O Instituto Repartir é uma OSC (Organização da Sociedade Civil) e tem por finalidade proporcionar acesso, capacitação, oportunidade de geração de renda e transformação social da realidade de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio do trabalho na área de comunicação social. Fundada em 2021, já atendeu gratuitamente 35 organizações sociais em 15 estados, impactando indiretamente 7,6 mil pessoas.
Conheça mais: www.institutorepartir.com.br