TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

de Olho na Granja

08/06/2020

Histórias inspiradoras


Passados mais de 60 dias desde o início do isolamento social, necessário devido à pandemia do COVID19, o assunto que continua merecendo muita atenção é a SOLIDARIEDADE! A região da Granja Viana, que se estende por vários municípios, continua com iniciativas de grupos engajados em suprir necessidades básicas da população mais vulnerável.

São diferentes personagens, pessoas comuns que já participavam de ações sociais há bastante tempo, outras que intensificaram sua atuação devido ao momento e outras ainda que tiveram um certo “despertar” para ir a campo. 

Conforme mencionei no último artigo, devido à atuação do Desperta Já Cotia, tive a oportunidade de conhecer um pouco mais de perto algumas destas pessoas engajadas, entender as histórias, auxiliar com a rede de contatos e até estimular a troca de experiências entre elas. Resultado: decidi contar um pouco da história delas aqui, como inspiração para todos!

Vamos começar pela Jane, moradora da região há 5 anos, que desde cedo teve contato com ações de ajuda ao próximo. Aos 14 anos já fazia parte do grupo de jovens da igreja, colaborando na arrecadação de alimentos; mais tarde participou de ações nas madrugadas, com grupos sociais atendendo “vidas em situação de rua”, como ela carinhosamente denomina. Tem o belo exemplo dos pais - a mãe, Dona Graça, leva pão e café para os funcionários da farmácia do bairro de Campo Limpo, onde mora. O pai, Sr. Agostinho, generoso, ajuda também pessoas desconhecidas, sempre que necessário. 

Logo que ela e o marido Rodrigo se mudaram para a Granja Viana, decidiram ajudar uma comunidade próxima, bastante carente. Conseguiram alguns brinquedos, prepararam carinhosamente os saquinhos e levaram, era Dia das Crianças, foi uma alegria! Nos anos seguintes a ação continuou em datas comemorativas e em outubro passado conheceram o líder da associação de bairro, o Marcelo. 

Logo no início da pandemia, Marcelo contou que estavam com muitas dificuldades. A Jane e seu marido criaram uma ação, divulgando em suas redes sociais, para comprar kits com 7 itens de alimentos. O apoio que receberam foi suficiente para uma nova entrega, incluindo kits de higiene e máscaras, que até a filha de 3 anos ajudou a embalar!  E quando buscava por outras famílias para receberem os kits, Jane conta que se deparou “com uma comunidade ainda mais precária, com 50 casas de madeiras e ali, os olhos lacrimejaram vendo adultos e crianças em situação tão vulnerável, com apenas uma torneira comunitária para todos eles”.

Mesmo tendo feito 3 pedidos de doações em menos de 30 dias, ela preparou um vídeo (que também recebi e compartilhei, muitas pessoas se sensibilizaram) e novamente se encorajou a pedir mais ajuda. “E aí eu comecei a sentir o real peso e força da solidariedade, quando amigos de amigos compartilharam a causa e em poucos dias alcançamos cestas de alimentos para todas aquelas famílias”, lembra Jane. 

E desta “vontade gigantesca de querer fazer muito mais”, palavras dela, nasceu o projeto V.A.M.O. Vida e Amor em Movimento, já presente até no Instagram (@vidaeamoremmovimento). A nova campanha no ar é o “Inverno Quentinho”, que está instalando caixas em alguns locais para arrecadar agasalhos, além de doações em dinheiro para a comprar kits de cobertores, touca e meias. 


Precisa falar mais? Linda história, não é? Inspiradora e uma prova de que podemos muito! O Universo conspira a favor, une pessoas altruístas, solidárias e as envolve em seus ideais, auxiliando na realização de seu propósito.

Lembrando que o altruísmo, a preocupação com o outro, consta no artigo científico publicado pela revista The Lancet Psychiatry no mês passado, como um dos aspectos que deve ser desenvolvido para proteger o bem-estar mental, em tempos de pandemia. Os autores, especialistas convocados pela UK Academy of Medical Sciences (Academia de Ciências Médicas do Reino Unido) e pela MQ: Transforming Mental Health (instituição internacional de pesquisa em saúde mental), recomendam ações a longo prazo que promovam o cuidado e a preocupação das pessoas com os outros, incentivando a solidariedade coletiva e o altruísmo, reduzindo assim os efeitos do isolamento social na saúde mental das pessoas. 

Vamos agir? Faz bem para nós e mais ainda para quem precisa! 

E aguardem por mais histórias no próximo mês!

Visite o Desperta Já Cotia nas redes sociais e conheça essa e outras ações da região: @despertajacotia


Contribua como o V.A.M.O:


Banco Itau: Ag. 9892, Conta Corrente: 15938-6, CPF: 316795848-04, Janete Rodrigues Garbin 

Banco do Brasil: Ag. 6615x, conta corrente: 25242-5.

Cadastre-se no Whatsapp: (11) 98394-1308 para receber informações e imagens das ações!

Solicite uma caixa para acolher doações de agasalhos em seu Condomínio ou Empresa.

Siga @vidaemoremovimento no Instagram


Veja mais

A solidariedade continua
Casa do Moinho
Unidos por Carapicuíba
Ações solidárias
Notícias boas
Movimentos Cidadãos
Movimentos Cidadãos
A jovem Greta

 


Marise Barbosa Uemura

Marise é  Professora de empreendedorismo, pesquisadora e doutoranda em Administração de Empresas na FEAUSP. Moradora da Granja há 15 anos, acredita na educação e na prática da cidadania para transformar realidades. Como ativista social e ambiental, luta por um planeta mais sustentável e por uma Granja melhor para os granjeiros. “A melhoria de nosso entorno depende de nós! Juntos somos mais fortes!”

Pesquisar




X



















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR