30/04/2020
A partir da segunda quinzena do mês de março, fomos obrigados a mudar nosso dia-a-dia devido à necessidade de isolamento social. Muitos de nós já estávamos acompanhando essa mesma fase iniciada um pouco antes, na China, em países europeus e nos EUA, mas nada como sentir na pele!
Além das adaptações logísticas (muitos puderam trabalhar de casa, quem tem filhos também teve que se adaptar, devido ao ensino a distância), uma das primeiras coisas que vieram à cabeça: as dificuldades financeiras decorrentes do fechamento de comércios e suspensão de serviços prejudicariam, acima de tudo, pessoas mais humildes. Como elas sobreviveriam sem renda e reservas?
Aos poucos começamos a receber iniciativas diversas, sejam as já existentes ou de novos grupos que se organizaram devido ao momento, mas todos com um objetivo comum: colaborar, ajudar o próximo, arregaçar as mangas e praticar a solidariedade.
Vejam alguns exemplos de ações da região:
A rede do bem com certeza é muito maior, esses são alguns exemplos divulgados na página do Desperta Já Cotia (@despertajacotia), a partir do contato com responsáveis de cada uma delas. Além das divulgações, o grupo mobilizou-se para arrecadar e doar face shields (protetores faciais de acetato) para pessoas da linha de frente, tanto de ações solidárias, como da área da saúde.
Outro exemplo de uma ação local: no entorno da Rua Monet (Granja Viana), moradores de condomínios da região uniram-se para ajudarem famílias do bairro Recanto Suave, que fica bem próximo. Além da ajuda em dinheiro e cestas básicas por parte de alguns condomínios, muitos moradores contribuíram individualmente com alimentos. Lindo de ver!
E tem mais: as inúmeras iniciativas pelo Brasil afora, com campanhas de doações e fundos para pesquisas, apoios para organizações sem fins lucrativos, criação ou divulgação de aplicativos que possam auxiliar pessoas em diversas frentes nesse período e por aí vai. A PonteAponte fez um mapeamento denominado “Consolidação de mapeamentos, campanhas e outras iniciativas contra o Covid-19”, disponível em https://ponteaponte.com.br/. Além de plataformas como o “Pertinho de Casa” (https://pertinhodecasa.com.br/), criada para aproximar produtores rurais, feirantes e afins a consumidores próximos a suas regiões de atuação, inclui também plataformas de ajuda médica e psicológica, opções de cursos, livros e filmes disponíveis online e até notícias sobre ações nas periferias durante a pandemia.
Um dos portais que chamou a atenção nesse mapeamento foi o Monitor das Doações COVID 19 (https://www.monitordasdoacoes.org.br/), uma realização da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, que tem como objetivo “consolidar e conhecer os números das doações realizadas em razão do corona vírus, promovê-las e inspirar ainda mais doações”. Até 29.04.2020, 187 empresas foram responsáveis pela doação de mais de R$3,5 bilhões! E campanhas de arrecadação realizadas em todos o Brasil, incluindo das lives de artistas, totalizavam em 29.04 mais de R$230.000,00 de quase 158 mil doadores.
Por mais difícil que esse momento esteja para todos nós, tentemos focar em tantas iniciativas que buscam o bem-estar e a melhoria da situação de milhares de pessoas. Que esse espírito solidário e colaborativo esteja cada vez mais aflorado em nosso país.
Mais detalhes, acesse:
Ação grupo Simone Cavini (Carapicuíba)
Ação Jardim Tomé (Embu) e bairros em Cotia
Ações da Igrejas Nossa Senhora Monte Serrate e Paróquia São Benedito
e https://www.facebook.com/despertajacotia