12/07/2010
Olá vizinhos da Granja, essa Granja que está se perdendo em meio à obras e mais obras...
Temos recebido muitas denúncias. Todas pedindo socorro. Gente que inconformada, pede explicação, uma luz, qualquer coisa. Pessoas que compraram um sonho cercado de verde e agora, terão um prédio como vizinho.
Quem já se imaginou nessa situação?
É o que está acontecendo com o casal Rogério e Katia...eles compraram uma casa (em condomínio próximo ao Colégio Mário Schenberg) e agora se desesperam com a idéia de ter um prédio como vizinho.
"É um absurdo o que estão fazendo ao lado do condomínio onde moro. Moro em um condomínio na Estrada dos Galdinos, no Jardim Barbacena. Ao lado da minha casa - a última da rua do condomínio - havia uma chácara com várias arvores centenárias. Foi tudo desmatado e estão construindo um prédio ali. Como se já não bastasse ser um prédio, a obra está a cerca de um metro do muro da minha casa, isso mesmo, um metro. Acho isso um absurdo. Você saberia nos dizer se um prédio pode ser construido tão próximo assim de uma residência?", pergunta o morador.
Segundo apuramos, a obra em questão é em uma travessa da Estrada dos Galdinos, na Rua Delta. E a obra fica ao lado de um rio, que passa atrás do Condomínio Villagio da Granja, ou seja, está em área de APP, pois ali é várzea.
Pelas fotos enviadas pelo morador, realmente o prédio está "colado" na casa dele. Entramos em contato na manhã dessa quarta-feira(7), com a Secretaria de Habitação de Cotia, e o Secretário-adjunto Onofre Ferreira nos disse que iria mandar fiscais ao local.
"Vamos ver se eles tem projeto e se o projeto está de acordo com a legislação", disse. Com relação ao fato do prédio estar à menos de um metro do muro de uma residência, ele nos disse que em alguns casos, a legislação permite que o prédio tenha essa distância.
Nessa quinta-feira(8), o secretário-adjunto de habitação nos retornou, e disse que o projeto da obra foi fiscalizada e está sendo executada conforme o projeto de 12 metros(4 andares). Segundo ele, o alvará foi expedido no ano passado, sob o número 944/2009.
Fau Barbosa
De Olho na Granja e preocupada com o futuro que nos espera por aqui...