TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

16/04/2014

Você conhece algum caviste?


Caviste é um nome que significa pequeno comerciante independente, pessoa que garante a procedência e qualidade de vinho de cada loja.

“Não existiria vinho francês sem o caviste. Ele é o psicólogo da sua sede, cada quarteirão de Paris tem um, enfurnado naquela lojinha entulhada de caixas e garrafas, onde se entra feito gato, procurando não derrubar nada.

Cada morador tem o seu preferido e escolher um caviste é como entrar para uma paróquia, aceitar parte do gosto dele, pois vai falar até você provar o que quer e não o que procurava.
A França vinícola inteira está a umas três ou quatro horas de distância de Paris. O caviste vai com sua caminhonete visitar seus produtores, compra e lota a loja com os vinhos que conhece bem, muitas vezes por décadas, comprando do avô, do pai e do filho.” Luiz Horta•.

Estive na França recentemente e conheci várias lojas de vinhos, uma dela em Paris, chamada Nicolas. É uma das mais famosas. Quando entrei me deparei com um verdadeiro caviste. Um senhor que me atendeu bem e começou a indicar alguns vinhos. São lojas lotadas de vinhos, por todos os lados, realmente é difícil andar por elas sem ter o medo de fazer alguma garrafa cair. Um mundo diferente do que estamos acostumados por aqui, onde existem milhares de importadoras de vinhos, todas com visual muito bonito e clean, tudo arrumado. Todos os vinhos na sua maioria catalogados. É o mundo dos vinhos no Brasil.

Ainda falta para possuirmos lojas com cavistes, empenhados em oferecer o vinho brasileiro: os espumantes, os bons vinhos tintos e os brancos também. Ainda somos muito maus consumidores de nossos próprios vinhos.

Hoje em dia sinto que o mundo do vinho está crescendo mais, porém ainda muito precisa ser feito. O brasileiro ainda na sua grande maioria não tem o consumo de vinho tão arraigado, se consome mais a cerveja por exemplo. Vamos procurar um caviste?

Santé,
Carolina Escobar.


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X

















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR