16/04/2014
Caviste é um nome que significa pequeno comerciante independente, pessoa que garante a procedência e qualidade de vinho de cada loja.
“Não existiria vinho francês sem o caviste. Ele é o psicólogo da sua sede, cada quarteirão de Paris tem um, enfurnado naquela lojinha entulhada de caixas e garrafas, onde se entra feito gato, procurando não derrubar nada.
Cada morador tem o seu preferido e escolher um caviste é como entrar para uma paróquia, aceitar parte do gosto dele, pois vai falar até você provar o que quer e não o que procurava.
A França vinícola inteira está a umas três ou quatro horas de distância de Paris. O caviste vai com sua caminhonete visitar seus produtores, compra e lota a loja com os vinhos que conhece bem, muitas vezes por décadas, comprando do avô, do pai e do filho.” Luiz Horta•.
Estive na França recentemente e conheci várias lojas de vinhos, uma dela em Paris, chamada Nicolas. É uma das mais famosas. Quando entrei me deparei com um verdadeiro caviste. Um senhor que me atendeu bem e começou a indicar alguns vinhos. São lojas lotadas de vinhos, por todos os lados, realmente é difícil andar por elas sem ter o medo de fazer alguma garrafa cair. Um mundo diferente do que estamos acostumados por aqui, onde existem milhares de importadoras de vinhos, todas com visual muito bonito e clean, tudo arrumado. Todos os vinhos na sua maioria catalogados. É o mundo dos vinhos no Brasil.
Ainda falta para possuirmos lojas com cavistes, empenhados em oferecer o vinho brasileiro: os espumantes, os bons vinhos tintos e os brancos também. Ainda somos muito maus consumidores de nossos próprios vinhos.
Hoje em dia sinto que o mundo do vinho está crescendo mais, porém ainda muito precisa ser feito. O brasileiro ainda na sua grande maioria não tem o consumo de vinho tão arraigado, se consome mais a cerveja por exemplo. Vamos procurar um caviste?
Santé,
Carolina Escobar.