08/05/2008
Com a proximidade do inverno, a procura por cirurgia plástica aumenta e a mais procurada de todas, faça chuva ou faça sol, é a lipoaspiração. Só nos Estados Unidos são mais de 200 mil procedimentos por ano.
A lipoaspiração é um procedimento criado pelo francês Illouz em 1983 que possibilita retirar do corpo as indesejáveis gordurinhas localizadas. Sempre foi realizado com as chamadas cânulas (longos tubos que aspiram a gordura do corpo) e se no início estas eram de grosso calibre, hoje são bem mais finas e, dependendo do aparelho, até vibram.
A chamada vibrolipoaspiração é a técnica mais atual e moderna, que utiliza cânulas mais finas e contam com o diferencial dos movimentos vibratórios. Essa técnica possibilita a aspiração de gordura em uma área maior do corpo com o menor número de incisões possíveis. Com isso, o processo é mais rápido e eficiente. De toda sorte, o tempo de duração da cirurgia depende da quantidade de gordura que será aspirada - normalmente entre uma e três horas - e a anestesia – que pode ser local ou geral - depende da extensão das áreas a serem tratadas.
Com a vibrolipoaspiração, o cirurgião direciona o aparelho para a área que quer lipoaspirar e aspira a gordura com movimentos suaves, sem precisar utilizar de sua própria força ou insistir em movimentos vai-e-vem. O aparelho também tem um dispositivo de segurança que trava seu funcionamento caso a cânula alcance uma superfície mais dura.
As vantagens do procedimento não param por aí. O trauma, chamado de equimoze e que deixa aqueles roxinhos na pele; a perda de sangue durante a operação, a dor no pós-operatório etc são menores se comparados à lipoaspiração tradicional.
A técnica é perfeita para qualquer pessoa que deseje se submeter à lipocirurgia; ¨entretanto é importante que o paciente não veja na vibrolipoaspiração e nas outras técnicas de lipoaspiração um método de emagrecimento, e sim um recurso para melhorar o contorno corporal através da retirada de gorduras", como bem lembrado pelo cirurgião plástico Drº Marcelo Olivan. Não se pode esquecer que, por ser procedimento cirúrgico, o paciente deve se submeter aos exames prévios necessários e, seja qual for a técnica utilizada sempre procure um cirurgião plástico com título de especialista emitido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e certifique-se de realizar o procedimento em ambiente hospitalar com infra-estrutura adequada.
Também no pós-operatório é preciso o devido acompanhamento médico e a correta postura do paciente. Ainda que a vibrolipoaspiração proporcione menos desconforto, ainda se faz necessário o uso de cinta elástica compressiva; sessões de drenagem linfática; repouso e exposição solar comedida.
O resultado final depende de inúmeros fatores e até mesmo das condições pessoais de cada um; mas o sucesso da vibrolipoaspiração já conquista até mesmo aqueles que sentem um friozinho na barriga quando o assunto é procedimento cirúrgico.
Dr. Marcelo Olivan
www.drmarceloolivan.com.br