TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

25/03/2010

Um gole d′água – e de consciência planetária!


Por que um recurso natural, tão importante para o homem – a água – , pois é sinônimo de vida, emprego, bem-estar, saúde, alimentação, recreação e lazer tem sido tão subestimado, degradado, poluído, mal utilizado, desperdiçado e agredido?

"Não há consciência pública de que a água deixou de ser abundante e de boa qualidade, tornando-se escassa e poluída. O princípio do desenvolvimento sustentável, em especial quanto aos recursos hídricos, ainda é anseio de elites bem informadas, não encontrando eco na sociedade e nas comunidades locais."

Essas palavras contundentes, de Flávio Terra Barth, estão escritas na Introdução do livro "A engenharia da água", organizado por mim e Vera Barros, por ocasião do centenário da Escola Politécnica da USP, em 1983. E embora tenham sido escritas há quase 3 décadas, como parecem atuais! Barth, renomado “engenheiro da água”, faleceu há quase uma década, mas deixou grande legado na seara dos recursos hídricos, sua especialidade. Que estes trechos de sua autoria nos sirvam de fonte de inspiração!

"A água é o componente essencial dos seres vivos, recurso natural indispensável para quase todas as atividades econômicas ou sociais do homem, fator fundamental de equilíbrio dos ecossistemas e de harmonia da paisagem..."

"... Embora seja recurso natural renovável e recuperável, não é inesgotável..."

"... O crescimento das demandas para suas múltiplas utilizações e o comprometimento das reservas hídricas pelo lançamento indiscriminado de despejos urbanos e industriais estão tornando a água um bem progressivamente escasso."

"... Os conflitos entre seus usos potenciais e competitivos são crescentes e prevê-se que, no futuro, serão a causa de guerras e disputas regionais e locais."

"... No passado, grandes civilizações nasceram e se desenvolveram às margens de grandes rios, como o Nilo e o Eufrates. "

"... No futuro, a escassez hídrica poderá refletir-se na decadência econômica e social das cidades e das regiões."

"... Em muitos países em desenvolvimento, o aproveitamento múltiplo e racional, a conservação e preservação dos recursos hídricos poderão ser formas mais eficazes de superação da pobreza, da fome e das doenças."

"... Nos países desenvolvidos, a luta contra a exaustão e poluição das águas poderá ser requisito à manutenção da qualidade de vida, saúde e bem-estar das populações."

Uma década após o registro dessas reflexões do Dr. Barth, em 1993, foi criado o Dia Mundial da Água, celebrado todo dia 22 de março, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. A criação desta data visa que, especialmente neste dia, sejam realizadas atividades que promovam a conscientização pública através de publicações e a difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos. Os assuntos e os temas a serem trabalhados variam de ano a ano, e devem, principalmente:

- desenvolver assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável

- aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável

- aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não-governamentais e setor privado

A cada ano, um tema específico é escolhido e trabalhado a nível local e global. No ano passado, foi "Água e saúde"; em 2008, "Saneamento"; em 2007, "Lidando com a escassez de água". O tema deste ano é "Qualidade da Água". Mas, naturalmente, como alertam especialistas, a questão da "Quantidade da Água" deve ser pensada conjuntamente à da qualidade.

É sempre bom lembrar que há gestos mínimos que podem ser incorporados no nosso dia-a-dia e em nossos lares, locais de trabalho e entorno. Selecionamos as palavras e as dicas que o Grupo Pão de Açúcar divulgou por ocasião da celebração do Dia Mundial da Água. Para que este dia seja comemorado todo dia e em ao longo de todo nosso dia-a-dia!

  • É importante não jogar óleo na pia da cozinha. Você pode colocar o produto usado em um recipiente e levá-lo a uma estação de reciclagem.
  • A cada minuto de torneira aberta, são 20 litros escorrendo. Na hora do banho, tente desligar o chuveiro ao ensaboar o corpo. Experimente também escovar os dentes e fazer a barba com a torneira fechada.
  • A louça pode ser deixada de molho, para facilitar a lavagem, e ser ensaboada com a torneira fechada.
  • É melhor regar as plantas em horários mais amenos do dia, para evitar a evaporação.
  • Não é preciso lavar o lixo a ser reciclado. Em último caso, use a água que sobrou da lavagem da louça.
  • É preferível usar balde em vez de mangueira para lavar o carro. Na hora de lavar calçadas e quintais, prefira vassouras.


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X

















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR