A Feira de Trocas Solidárias AUescambAU no final de junho bateu o recorde de presença de jovens! E acreditamos que a próxima, no domingo, dia 25 de julho, faça sucesso em todas as faixas etárias!
Como funciona a feira? O que posso trocar?A feira funciona de forma muito simples. Basta ir ao ASSA, levando um litro de óleo de milho como ingresso, sua canga e as coisas que não usa mais e que estão em bom estado para troca. A feira de trocas é uma proposta para refletirmos sobre nossos hábitos de consumo e é uma ótima oportunidade para trocarmos produtos e serviços! Também, de rever nossos valores, em todos os sentidos! Por exemplo: quanto vale uma bolsa que não combina com nada que tenho e fica parada no meu armário? Difícil quantificar, não é? Mas quando uma pessoa fica encantada com a minha bolsa e propõe trocá-la pelo livro Cem anos de solidão, do Garcia Marquez, que estou sonhando em reler, ela tem um valor inestimável! E tem sido assim desde a primeira feira! Todos os participantes se divertem muito, e saem da feira pra lá de satisfeitos! Feiras dessa natureza são raras na nossa comunidade. Nosso país é jovem, cultuamos e valorizamos o novo, o recém-lançado, o último tipo. O consumismo exacerbado, por impulso, valorizando as marcas e grifes famosas. Por isso, receber tantos jovens na AUescambAU foi motivo de orgulho e esperança.
Que tal participar do GOL (Gostamos de Orgânicos Locais)?O Transition Granja Viana (TGV) já tem um ano de vida e várias ações estão acontecendo e por acontecer.
Uma delas é o recém lançado GOL (Gostamos de Orgânicos Locais). Há inúmeras famílias aqui na nossa região que plantam e vendem produtos sem agrotóxicos, direto ao consumidor. O Brasil vem utilizando agrotóxicos proibidos na Europa, Estados Unidos, além de também utilizarem agrotóxicos em quantidades muito acima das permitidas. E nossos produtores locais vêm recebendo propostas para venderem suas terras e abandonar o cinturão verde da nossa região. Ou seja, no mínimo, duas grandes razões para incluirmos alimentos orgânicos em nossa lista de compras. Para saber mais deste grupo e dos outros do TGV, acesse
aqui.
Pé de laranjinha Kinkan | Paisagista Regina Bittencourt |
Dica da Semana: Plante uma árvore frutífera no seu jardim! Os passarinhos vão agradecer... e lhe visitar!A paisagista Regina Bittencourt disse que com o desmatamento desenfreado na Granja Viana, os pássaros, macaquinhos e esquilos, dentre outros animais, ficam em busca de verde e de árvores frutíferas para se alimentarem. Então, ela acha que, enquanto granjeiros, temos o compromisso de alimentá-los e convida a todos a plantarmos árvores frutíferas em nossos jardins.
Feira de Trocas Solidárias AUescambAUDomingo, dia 25 de julho
Das 9h30 às 12h30
ASSA: Rua Santo Antônio, 406 (próximo à Igreja Santo Antônio e da Praça Nizo Vianna – no km 24 da Rodovia Raposo Tavares) – Granja Viana - Cotia
Ingresso: 1 litro de óleo de milho.