Varal com texto Voltar
The Square: Entrevista com Renato Godoi Olá vizinhos da Granja e de Cotia!Depois de três dias de feriadão, uma boa semana à todos!Temos recebido muitos emails na coluna falando sobre o novo empreendimento comercial da região, ao lado da Dona Deola: o "The Square Granja Viana"
05/11/2009
Olá vizinhos da Granja e de Cotia!
Depois de três dias de feriadão, uma boa semana à todos!
Temos recebido muitos emails na coluna falando sobre o novo empreendimento comercial da região, ao lado da Dona Deola: o "The Square Granja Viana".
Os moradores estão preocupados com algumas questões, entre elas a destinação do esgoto, os outdoors por conta da Lei Cidade Limpa e a altura do empreendimento, (lembrando do fantasma que assombrou a Granja no ínício do ano 2000, quando os granjeiros se mobilizaram contra a vinda de prédios para a região, e chegaram a embargar a obra ao lado do viaduto do km 22, conseguindo do prefeito uma lei proibindo edificações no Município, acima de 12 metros).
Diante desses questionamentos, fui conversar com Renato Godoi, dono da Construtora Godoi, para conhecer de perto o empreendimento e tirar todas as dúvidas dos nossos leitores.
ÁGUA E ESGOTO
Falei sobre o grande problema da Granja, e da preocupação dos moradores com a ausência de infra-estrutura sanitária. Renato me esclareceu: "O empreendimento se preocupa com a sustentabilidade local, e terá sistema de reuso parcial de água", disse Renato. Com relação ao esgoto, ele nos disse que será construída uma estação de tratamento específica, dentro dos padrões da CETESB. "A água é medida e tem que sair limpa, dentro dos DBO´s (Demanda Biológica de Oxigênio) permitidos", disse. A estação deve ser construída na parte mais baixa do empreendimento, e a manutenção dela será feita pelos próprios condôminos. Isso já está previsto em contrato.
ILUMINAÇÃO
O projeto de luminotécnica foi feito pensando na economia de energia, dentro dos padrões de sustentabilidade.
GABARITO DE ALTURA
Ao perguntar sobre a altura do empreendimento, ele me explicou que o terreno é muito acidentado e a implantação se dará em três platôs. "O gabarito será feito tendo como base o ponto médio da rua de trás, a Estrada velha de Sorocaba", disse Renato, se referindo a lei dos 12 metros. "E na parte da frente, o barranco da Raposo deve ser inclusive cortado", explicou.
| |
Vista da Raposo Tavares | Vista da Estrada Velha de Sorocaba |
| |
Maquete mostra aonde devem ser implantadas as salas de Cinema | Terreno em aclive, a implantação se dará em três platôs |
PLANTIO DE ÁRVORESRenato se colocou à disposição para fazer a compensação ambiental com a ajuda da comunidade, estando aberto para que todos participem da escolha dos tipos de árvores e dos locais de plantio. Segungo ele, poucas árvores foram retiradas do terreno. "Cerca de 90", disse.
PASSARELAEstará sendo construída uma passarela no local, que já está demarcada, e fará a ligação com os moradores e empresas do outro lado da Raposo (sentido Cotia-SP). Essa é uma reinvindicação antiga da comunidade, que inclusive já esteve em reunião há mais ou menos um ano,com o Secretário de Transportes - Mauro Arce - apresentando a solicitação da passarela.
| |
Passarela já está demarcada e vai beneficiar moradores |
ESTUDO VIÁRIONos foi disponibilizada a planta viária do local, com as melhorias já feitas: eles estão doando uma faixa do terreno - em toda sua extensão - para duplicar o acesso da Estrada da Aldeia, que será mão única de subida e terá implantada ali uma rotatória em direção ao Habib´s. Será feita também a obra de desaceleração da pista da Raposo. "Toda a obra da mão inglesa existente hoje já foi bancada pela Godoi", disse. "O maior interesse de que o empreendimento seja bom, é nosso", enfatizou.
PROJETO VIÁRIO A SER IMPLANTADO NO LOCAL O empreendedor se ofereceu para responder todas as duvidas dos moradores, a fim de fazer uma implantação tranquila. A obra deve durar 18 meses, e está prevista a inauguração em Junho de 2011.
"A idéia é que o local se torne um ponto de encontro na região", ressaltou Renato.
Fau Barbosa
De Olho na Granja e na comunicação, que é o caminho para uma convivência sadia!
Veja mais
Ruanda e a volta por cimaCarta do mês de julho da Cidade Âncora: A roupa nova do reiEsquizofreniaNão é Não! Inclusão do deficienteCrianças e a PandemiaDo privilégio ao exercício da responsabilidadeEspaço Integração 17 anosSobre a atuação da jovem GretaTV Vagalume: Chorou ganha colo TV Vagalume: A criança faz parte da tribo famíliaBolo improvisado por Natureba TVQueijo Vegano no Natureba TVBatata Chips de forno que não grudaTV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva TV Vagalume: A quietude na convivência com as criançasO que fazer quando a criança faz birra?Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TVLeite de Coco caseiro no Natureba TVMousse de Chocolate na NaturebaTV